Notícias
19/06/2024
Cirurgiões do Divina realizam procedimento em paciente com órgãos espelhados
Compartilhe:
A equipe do cirurgião geral Otávio Cunha, da qual fazem parte a Dra Renata Carvalho e o Dr Rafael Klein Gomes, realizou, no mês de junho, no Hospital Divina, a retirada da vesícula biliar em uma paciente com situs inversus totalis, uma variação anatômica onde o paciente possui todos os órgãos virados para o lado menos comum.
A intervenção cirúrgica é considerada de médio porte. Foi seguido um passo a passo pré estabelecido para poder efetivar a cirurgia com sucesso.
O cirurgião geral do Hospital Divina, Dr. Otávio Cunha, conta que a cirurgia da retirada da vesícula costuma durar em média, 45 minutos, mas neste caso, por conta da situs inversus totalis, o procedimento durou 90 minutos: "A equipe precisou se preparar antecipadamente; temos uma técnica bem estabelecida e, por fazer essa cirurgia várias vezes por semana, a gente se acostuma em um formato. Mas o desafio foi técnico. Montamos toda a cirurgia num formato diferente."
A paciente, Jennifer Stein de Lima, de 33 anos, sofria desde sempre com esse problema que resultava em fortes dores após se alimentar. Moradora de Porto Alegre, ela conta que a vida já está mudando após a realização da cirurgia: "Antes da cirurgia, eu passava o dia preocupada com a possibilidade de sentir dores após a alimentação, ou em qualquer momento do dia. Me limitava bastante no meu dia a dia. Agora aos poucos já estou conseguindo comer melhor, e daqui para a frente a tendência é só retomar a rotina e voltar a ter qualidade de vida." destaca.
Ela já se encontra em casa, em plena recuperação.
A paciente consentiu com a divulgação de sua identidade.
Compartilhe: