Notícias
17/06/2024
Hospital Divina realiza primeira embolização de artérias geniculares
Técnica é minimamente invasiva e feita por meio de radiologia intervencionista em pacientes com osteoartrite
Compartilhe:
A embolização de artérias geniculares é um procedimento inovador e foi realizada, pela primeira vez, no Hospital Divina pelo médico Rafael Cardoso de Melo, radiologista intervencionista, responsável técnico pelo Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Divina (HD).
O tratamento é uma nova e menos invasiva modalidade de procedimento não cirúrgico, feito por radiologia intervencionista. Ela pode ser aplicada em pacientes com osteoartrite sintomática do joelho - artrite que ocorre, quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta e vai piorando, acompanhado de dores.
A técnica é utilizada desde 2015 no Japão, mas é recente no Brasil e indicada a pacientes que não responderam aos tratamentos convencionais e que ainda não têm indicação de prótese do joelho ou não desejam colocá-la. Os melhores resultados são obtidos em pacientes com doença em estágio leve a moderado, ainda não candidatos à cirurgia.
No HD, foi atendido um homem de 80 anos, com risco cirúrgico elevado por doença cardíaca prévia, utilizando antiagregante plaquetário pela colocação de stent coronariano há menos de um ano. Ele convivia, diariamente, com dores em ambos os joelhos, para caminhar, limitando muito a sua rotina diária.
O procedimento foi realizado através de uma punção na virilha (acesso pela artéria femoral). As artérias responsáveis pelo excesso de circulação de sangue no joelho foram identificadas e bloqueadas com microesferas. Ambos os joelhos foram tratados ao mesmo tempo.
“Nosso paciente teve alta pra casa no mesmo dia e, no dia seguinte, já afirmou ter melhora da dor nos joelhos. Dois dias após, já pode retornar à sua rotina com muito mais qualidade de vida”, comenta o médico Rafael.
O procedimento está disponível no Hospital Divina e pode ser utilizado por pacientes particulares e com convênios. Mais informações pelo fone e whatsapp (51) 99833-5191.
Compartilhe: