Notícias
22/05/2024
Confira alguns cuidados necessários na volta para casa após enchentes
Cuidar a qualidade da água consumida, limpar os ambientes e a caixa d'água são fundamentais para ficar em segurança
Compartilhe:
Separamos algumas dicas e cuidados necessários para o retorno para casa após as enchentes. O material tem como base as instruções sanitárias do Ministério da Saúde e do Governo Estadual.
Água para consumo humano
Antes de mais nada, é importante dizer que deve ser priorizado o consumo de água mineral/engarrafada, com procedência conhecida e dentro da validade. A segunda alternativa é o consumo de água fornecida pelo serviço público, pois ela já foi tratada e é considerada própria para consumo.
Em situações em que essas alternativas não estiverem disponíveis ou quando você tiver dúvida em relação à qualidade da água, observe o seguinte processo para garantir que ela esteja adequada para beber, cozinhar e escovar os dentes:
- Armazene a água em um recipiente limpo;
- Filtre a água com um coador de papel, filtro doméstico ou pano limpo. Se não houver um meio de filtrar, deixe a sujeira decantar;
- Ferva a água por 5 minutos;
- Realize o processo de desinfecção da água com hipoclorito de sódio 2,5% (água sanitária). Para isso, observe a proporção de 2 gotas de hipoclorito para cada litro de água.
Para maiores quantidades, veja a tabela abaixo:
Quantidade de água Quantidade de hipoclorito 2,5%
20 litros 1 colher de chá (1,6 mL)
200 litros 1 colher de sopa (16 mL)
1000 litros 2 copos descartáveis de café (80 mL)
- Quando for comprar hipoclorito de sódio 2,5%, certifique-se que a concentração é adequada e que o produto não possui outros elementos na sua composição. Se houver outros componentes, não utilize para a desinfecção da água.
- O tempo necessário para a ação completa é de 30 minutos.
Limpeza de caixa d´água
Se a caixa d´água foi atingida por água da enchente, é fundamental que ela seja limpa de forma adequada antes de voltar a servir como reservatório para consumo humano.
Para colocar a caixa d´água em condições de uso, siga as seguintes instruções:
- Faça uma inspeção em relação à sua integridade, verificando a existência de rachaduras ou outros danos e a presença de materiais potencialmente contaminados;
- Para executar a limpeza, utilize equipamentos de proteção como luvas de borracha e máscara de proteção a fim de evitar contato direto com a sujeira;
Feche o registro de entrada da água e a elimine quase por completo; - Realize o processo de limpeza com o que restou de água. Esfregue as paredes e o fundo utilizando panos e escova ou esponja. Não use sabão, detergente ou outros produtos, pois sua retirada pode não ser completa e eles podem determinar contaminação da água;
- Retire a água suja usando baldes e panos, deixando a caixa totalmente limpa;
- Abra novamente o registro de entrada e, quando a caixa estiver cheia, acrescente hipoclorito de sódio 2,5% na proporção de 1 litro de hipoclorito para cada 1000 litros de água. Feche novamente o registro.
- Aguarde pelo menos 2 horas para que o processo de desinfecção esteja completo;
- Esvazie a caixa. Essa água pode ser utilizada para limpeza e desinfecção da canalização, chão e paredes;
- Tampe a caixa e, então, abra novamente o registro. A partir desse momento, a água pode voltar a ser usada normalmente.
Remoção da sujeira
A limpeza dos locais atingidos também é fundamental para prevenir a ocorrência de doenças, pois diversos microrganismos podem permanecer vivos no ambiente mesmo após a remoção da sujeira. Observe os seguintes cuidados:
- Remova o lodo/barro, entulhos e lixo, colocando em local que o serviço de limpeza urbana possa recolher;
- Utilize escova, sabão e água limpa para remover a sujeira dos ambientes, utensílios, móveis e quaisquer outros objetos;
- Utensílios domésticos como panelas, copos e pratos devem ser lavados com água e sabão e posteriormente higienizados com solução desinfetante (solução com 200 mL de hipoclorito de sódio 2,5% e 800 mL de água). Coloque os objetos na solução e deixe agir por, pelo menos, uma hora;
- Lave pisos, paredes, bancadas e quintal com água e sabão, também desinfetando posteriormente com solução de hipoclorito de sódio 2,5% (200 mL de hipoclorito para cada 20 litros de água). Deixe agir por 30 minutos.
Panos, vassouras e outros materiais utilizados na higienização e desinfecção devem ser descartados após o uso para a evitar o risco de contaminação.
Referências:
Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saiba como agir em casos de enchentes. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saiba_agir_caso_enchentes.pdf. Acesso em 21/05/2024.
Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria da Saúde. Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Guia Básico para riscos e cuidados com a saúde após enchentes. Disponível em https://admin.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202310/23135541-guia-basico-final.pdf. Acesso em 21/05/2024.
Compartilhe: