Notícias

09/04/2024

Veja as 5 principais doenças relacionadas à obesidade

Compartilhe:

Estar acima do peso traz muitas consequências para a saúde. A seguir, apresentamos as 5 principais doenças relacionadas à obesidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada três pessoas no mundo está acima do peso. No Brasil, 55% da população possui excesso de peso e aproximadamente 20% têm obesidade.  Os profissionais da área da saúde orientam a todos que procurem atendimento em qualquer situação desconfortável com a sua saúde. 

1 – Hipertensão

A alimentação inadequada, o sedentarismo e a falta de atividades físicas aumentam o risco de desenvolvimento de hipertensão - níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. O tratamento sempre inclui o uso de medicamentos.

2 – Diabetes

É o aumento dos níveis de glicose no sangue, causado também pela alimentação inadequada. Pessoas muito acima do peso podem desenvolver Diabetes tipo 2.

3 – Colesterol

Na maioria dos casos, o colesterol alto pode ser reduzido com uma dieta saudável aliada à prática de exercícios. Em alguns casos, a medicação também é necessária no tratamento.

4 – Hipertrofia Ventricular

A obesidade pode dar aumento do coração e combinada com outras comorbidades prejudicá-lo. Se for constatada a obesidade como fator de risco, dietas e exercícios podem amenizar o problema.

5 – Doenças respiratórias 

A apneia do sono -  paradas respiratórias involuntárias durante o sono - e a asma também apresentam aumento de casos em pacientes com sobrepeso e obesidade. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora