Notícias

11/01/2024

Divina disponibiliza app para familiares de pacientes da Emergência

Compartilhe:

Entendendo que acompanhar um paciente na Emergência de um hospital pode ser angustiante, as equipes da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP), se uniram para, com o auxílio da tecnologia, minimizar esse sentimento. Desde dezembro de 2023, os pacientes e seus familiares que ingressarem no serviço de Emergência do Divina podem verificar o status de atendimento via aplicativo de celular.

Tecnologia como ferramenta de humanização

A necessidade dos familiares dos pacientes em obter notícias do que está acontecendo no atendimento de seu ente querido fez com que as equipes da RSDP se unissem para pensar em uma alternativa para pôr um fim nesse problema. Foi nesse momento em que o app "Trajeto do Paciente" surgiu. 

Funcionamento do app

Quando o paciente faz o seu cadastro na recepção da Emergência do HD, recebe uma pulseira de identificação. Nela, consta uma senha que o paciente opta, por questões de segurança e privacidade, em compartilhar com seu acompanhante ou familiar, esteja ele presente ou não. Na recepção, há um folder com o QRCode que direciona para uma página web do app.

Nesta página, para o acesso é solicitado este código/senha do paciente. Ao acessar o app, estão disponíveis informações sobre a classificação de risco do paciente, bem como o percurso da jornada, em tempo real, de onde ele está passando, como por exemplo: em consulta médica, em sala de observação e etc.

Pensando em um acesso fácil e rápido, o app desenvolvido é web, não necessitando de download da loja do celular, também não é necessária a realização de cadastro. 

A ideia, ainda, está sendo aprimorada. O hospital deseja disponibilizar na pulseira um QRCode único, para que o paciente possa compartilhar, não necessitando mais a etapa de acesso ao app + digitação de senha.

Familiares menos angustiados

Os familiares e os pacientes do Hospital Divina aderiram a ideia super bem. A supervisora de inovação da RSDP, Fernanda Back, conta que a ação trouxe mais tranquilidade a eles: "Percebemos que o impacto foi positivo, com grande engajamento do time da Emergência e relato da percepção de uma experiência hospitalar mais positiva para o paciente e familiares. Sabemos que a jornada do paciente em uma emergência pode ser angustiante também para o acompanhante e a família, e estamos comprometidos em torná-la o mais suave possível para todos os envolvidos." destaca

Expansão para RSDP

A ideia é que, a partir desta aceitação, a ação seja replicada para as Emergências das demais unidades da Rede de Saúde da Divina Providência, como Hospital Estrela e Hospital São José e, além disso, ampliar para demais serviços, como as áreas cirúrgicas, de exames e internação.

Iniciativa passou por diversas áreas

Foram 10 meses de trabalho intenso para poder colocar o aplicativo no ar. Desde idealização, definição do local para o projeto piloto, estruturação do app, conexão com banco de dados, layouts, teste inicial e lançamento.

A construção dessa iniciativa passou por diversas áreas do hospital como: Inovação, Tecnologia da Informação, Qualidade e Segurança, Experiência da Pessoa, Integridade, Comunicação e Marketing e Emergência.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação