Notícias

03/01/2024

Saúde Mental no foco do Janeiro Branco

Hospitais São José, de Arroio do Meio, e Estrela, de Estrela, têm atendimento e leitos de saúde mental

Compartilhe:

O Janeiro Branco é uma campanha que convida a cuidar da saúde mental e emocional dos indivíduos e das instituições sociais, estabelecendo, simbólica e oficialmente, janeiro como o mês da Saúde Mental. A iniciativa foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG).

De acordo com os idealizadores, o primeiro mês do ano simboliza uma “página em branco”, para que novas práticas sejam escritas, visando ao bem-estar mental. Ao estilo das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, objetivando chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental das pessoas. Gerando conscientização, combatendo tabus, mudando paradigmas e orientando os indivíduos a respeito de questões importantes para as suas vidas.

“A ideia é que as pessoas pensem a respeito de suas vidas, dos seus relacionamentos e das ações que realizam, para garantir a sua saúde mental e emocional e a dos que estão ao seu redor”, comenta a psicóloga Mariana Azevedo de Souza, do Hospital São José. A campanha envolve mídias, instituições sociais, públicas e privadas que também são estimuladas a divulgar a importância da promoção de saúde mental e de combater o adoecimento emocional da população.

Hospitais São José e Estrela

O Hospital São José, desde 2007, compõe a Rede de Atenção Integral e Saúde Mental no RS. Iniciou com cinco leitos. Atualmente, são 13 leitos SUS, sendo 1 pediátrico.  Em outubro de 2023, foi montada uma outra unidade de Saúde Mental, com cinco leitos disponíveis para pacientes de convênios de saúde ou particulares. Já no Hospital Estrela, são ofertados 11 leitos de Saúde Mental pelo SUS.

A Saúde Mental atua no atendimento integrado de pessoas com risco ou tentativa de suicídio, transtornos mentais, problemas relacionados ao uso desubstâncias psicoativas e problemas mentais associados a outras doenças.

Reflexões e sugestões 

A psicóloga Camila Mendes, do Hospital Estrela,  traz algumas reflexões e sugestões que podem contribuir com a nossa saúde mental:

  • Caso precise de ajuda, não hesite em procurar um profissional adequado e/ou o serviço de apoio mental do seu município
  • Dedique um tempo para você – autoconhecimento é fundamental para reconhecermos as nossas emoções.
  • Procure manter boas relações com as pessoas ao seu redor
  • Pratique exercícios físicos
  • Procure ter um sono de qualidade. O autocuidado é conquistado através de micro-hábitos diários
  • Busque estratégias para lidar com o estresse e adversidades que possam surgir.
  • Procure exercer a autocompaixão – seja empático e amável com você, este pode ser o primeiro passo para uma vida com mais qualidade e saúde mental.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora