Notícias

22/12/2023

Segurança do Paciente do Independência e do Divina tem classificação máxima pela Anvisa

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente da Anvisa é promovida, anualmente, com a participação de todos hospitais do Brasil com UTI

Compartilhe:

Hospital Divina

Hospital Divina

Os Hospitais Independência e Divina, da Rede de Saúde da Divina Providência, foram classificados como Alta Conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente da Anvisa. A avaliação é promovida anualmente, desde 2016, com a participação de todos os hospitais brasileiros que tenham leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

As informações referentes ao ano de 2022 foram coletadas e enviadas pelo time da Gestão da Qualidade e Segurança do HD e do HI, em junho de 2023. São analisados 21 indicadores de estrutura e processo das casas de saúde. As informações são analisadas e as classificações são definidas como Baixa, Média ou Alta Conformidade.

O Independência está com 100% de conformidade e o Divina com 95%. São avaliações com nível de excelência, conforme explica a enfermeira Bruna Galdino, da Segurança e Qualidade da RSDP. Entre os 21 indicadores, constam protocolos de segurança institucionais, notificações e monitoramento realizados pelo Núcleo de Segurança e Qualidade e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar de forma permanente, além de amostragem de prontuários em relação à aplicação da avaliação de riscos do paciente.

“Estamos muito satisfeitos e orgulhosos. Desde a primeira avaliação da Anvisa, estamos mantendo a classificação em alta conformidade em ambos os hospitais, fruto de um trabalho conjunto, que envolve toda equipe interprofissional”, ressalta Bruna. A enfermeira reforça que no tema “Segurança do Paciente” não se pode baixar a guarda e estar sempre atualizando, reforçando e engajando de maneira cíclica.

“O nosso lema aqui é que a Segurança do Paciente é de responsabilidade de todos, desde a alta gestão até a operação, incluindo também pacientes e familiares”, complementa Bruna. Nas imagens, temos exemplos de várias ações desenvolvidas, ao longo do ano, que incentivam e reforçam o tema.

Saiba mais

A Anvisa promove, anualmente, em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente de Vigilância Sanitária (NSP VISA) do país, a “Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva (hospitais prioritários) desde 2016.

A iniciativa está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, consistindo em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo, baseados na RDC n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora