Notícias

05/12/2023

Cuidados para evitar o câncer de pele marcam o Dezembro Laranja

Câncer de pele é o mais frequente de todos

Compartilhe:

O Dezembro Laranja busca conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele. O câncer de pele é o mais frequente de todos. É o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença.

O Dr. Cristiano Lange, dermatologista do Hospital Estrela, da Rede de Saúde da Divina Providência, alerta sobre cuidados que podemos ter para evitar a doença. "A exposição ao sol é um dos principais fatores de risco. Por isso, evite expôr-se ao sol entre 10h e 16h. Se for inevitável, proteja-se com roupas, bonés ou chapéus, além de aplicar protetor solar", reforça o profissional.

O médico alerta que sinais de pele que apresentam aumento, ou mudança de cor, assim como lesões com ferida que não cicatrizam, são suspeitas. Nestes casos, é necessária a avaliação de um médico dermatologista. As pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade, quando se expõem ao sol, têm mais risco de desenvolver a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos negros, ainda que mais raramente.

"O ideal é aplicar protetor solar no rosto sempre, pois é uma área exposta em muitos períodos do dia. No corpo, o protetor solar deve ser aplicado nas áreas expostas e, também, em locais em que a roupa seja leve, pois protegem menos da radiação solar", ressalta Cristiano.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora