Notícias

28/11/2023

Traumatologia e Ortopedia do HE: quase 3 mil atendimentos em quatro meses

Instituição tornou-se referência em serviço de alta e média complexidade em traumato-ortopedia na região dos Vales

Compartilhe:

O Serviço de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Estrela, da Rede de Saúde da Divina Providência, teve início em 6 de junho deste ano, tornando-se referência nos serviços de alta e média complexidade em traumato-ortopedia da Região dos Vales. Assim, beneficiará 360 mil pessoas de 37 municípios.

A capacidade instalada mensal é de 704 consultas; 42 cirurgias de média complexidade e 16 cirurgias de alta complexidade. Nos quatro primeiros meses, atingiu a marca de 2.790 atendimentos, até o final de outubro. Foram 259 procedimentos cirúrgicos e 2.531 consultas.

Para prestar o atendimento, o HE fez ajustes nas instalações para o ambulatório, que conta com 4 consultórios e uma área de recepção. De acordo com o supervisor Administrativo da Clínica de Especialidades, Guilherme Neuhaus de Oliveira, o HE ainda está buscando, junto ao Governo do Estado e por meio de emendas parlamentares, recursos para aquisição de mais equipamentos para o bloco cirúrgico.

Joelho

A especialidade com maior procura, número de atendimentos e procedimentos é a do “joelho”.  A reconstrução de ligamento de joelho, nesses primeiros quatro meses, tem sido o procedimento mais executado.

100% SUS

As consultas e cirurgias eletivas são realizadas para pacientes 100% SUS, com regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Cidades beneficiadas

Compõem as regiões 29 e 30 e fazem parte da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) os seguintes municípios: Anta Gorda, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vila Nova, Forquetinha, Ilópolis, Imigrante, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Clara do Sul, São José do Herval, São Valentim do Sul, Sério, Taquari, Teutônia, Travesseiro, Vespasiano Corrêa e Westfália.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora