Notícias

30/10/2023

Prevenção é a melhor estratégia para  vencer o câncer de mama

Outubro Rosa traz alertas à prevenção ao câncer de mama, mas o cuidado deve ser durante o ano todo

Compartilhe:

Encerramos o Outubro Rosa de 2023 com o emocionante relato da colaboradora Renata Mendel, do Hospital Estrela. Ela teve câncer de mama, tratou a doença e está curada. Além de dividir sua história, Renata faz um alerta a todas as mulheres estimulando-as a manterem seus exames rotineiros em dia. Confira a íntegra do depoimento a seguir.

“Meu nome é Renata Mendel, tenho 49 anos e sou recepcionista no setor de Raio-X do Hospital Estrela da Divina Providência. Estamos no mês de outubro rosa, mês da prevenção contra o câncer de mama, então resolvi escrever um pouco sobre minha história.

Em outubro de 2017 fui diagnosticada com câncer de mama depois de fazer os exames de rotina, pois minha mãe e minhas duas irmãs tiveram câncer de mama, inclusive as duas faziam o tratamento juntas, pois foram diagnosticadas em um período muito próximo uma da outra.

Solicitaram para que o meu exame de mamografia fosse repetido, onde ali recebi o diagnóstico. Confesso que meu mundo desabou... tantos medos, incertezas, desafios, mas segui em frente com um turbilhão de sensações dentro de mim vivenciando tudo e todo o tratamento das minhas irmãs.

Começou então a trajetória da luta contra o câncer de mama. Consulta com a mastologista, exames, biópsia e etc. Em uma consulta com a minha mastologista, ela explicou que teria que retirar um pedaço da mama onde estavam as microcalcificações.

A primeira biópsia resultou em carcinoma in situ. Minha decisão foi em realizar a mastectomia bilateral (retirada das duas mamas), mesmo sabendo que o carcinoma era na mama esquerda.

Eu sabia que não seria um momento nada fácil, mas foi a melhor escolha devido ao forte histórico familiar. Dia 17 de janeiro de 2018, realizei a mastectomia bilateral e tive que ficar afastada por alguns meses do meu trabalho.

Foram dias difíceis, muita dor, pois para reconstruir as mamas, fiz uso de expansor mamário. Fiz uso de muita medicação, foram dias de muito repouso, muitos medos esperando o resultado da segunda biópsia, na angústia saber se teria tratamento e qual seria a conduta a partir dali.

Medo de passar tudo o que eu presenciei minhas irmãs passando e sentindo, com efeitos colaterais da quimioterapia, mas teria que enfrentar e ser forte assim como elas foram.

No dia 19 de fevereiro recebo a ligação da médica mastologista que me acompanhava, e sim, recebi a melhor notícia do dia, o resultado da biópsia havia chegado e eu estava LIVRE.

Eu não precisaria de tratamento algum, que estava CURADA DO CÂNCER.

Chorei muito e agradeço todos os dias a Deus por estar curada.

Deixo aqui o meu recado, com muito carinho a todas as mulheres sobre a suma importância de fazerem os seus exames de rotina. Tive a sorte de descobrir o câncer logo no início, mas se não tivesse com os exames de rotinas em dia, o desfecho poderia ser bem diferente.

Me sinto uma guerreira e sigo firme e forte.

EU VENCI O CÂNCER DE MAMA.”

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora