Notícias
30/08/2023
US Indígena promove Agosto Dourado na Aldeia Fag Nhin
A ação ocorreu na Lomba do Pinheiro com a participação de equipe multidisciplinar
Compartilhe:
O “Amamentar é Divino” com incentivo à amamentação foi levado, na manhã de hoje (30), à Aldeia Fag Nhin, na Lomba do Pinheiro. A comunidade é uma das atendidas pela Unidade de Saúde Indígena (USI), administrada pela Rede de Saúde da Divina Providência - responsável por 38 unidades de saúde em Porto Alegre, por meio de convênio com a Secretaria de Saúde.
A ação, integrante da programação do Agosto Dourado, mês alusivo ao incentivo à amamentação, ocorreu embaixo de uma belíssima figueira centenária, com a presença das indígenas e seus filhos, assim como das gestantes. No encerramento, um gostoso almoço feito pela comunidade foi partilhado entre os presentes.
“A rotina itinerante da equipe envolve diferentes tipos de atendimentos em saúde, todos eles construídos e adaptados às necessidades da população atendida em cada uma das aldeias”, comenta o gestor da USI, enfermeiro Luís Afonso Cabral. Entre atendimentos individuais, consultas e procedimentos, a equipe vai construindo vínculos e promovendo a saúde da população indígena.
Porto Alegre, conforme o último censo, conta com uma população de 2.954 indígenas, destes, aproximadamente 560 residem em Aldeias e seus cuidados de saúde estão sob responsabilidade da US Indígena, sendo os demais vinculados a outros serviços da rede municipal de saúde.
“Dentre as unidades de saúde administradas pela Rede, desde outubro de 2020, somos responsáveis pela Unidade de Saúde Indígena, que atende de forma itinerante em seis Aldeias - Fag Nhein e Ore Kupry, na Lomba do Pinheiro; Van Ka e Komag, no extremo sul; Tupe Pen, no Morro do Osso, ambas da etnia Kaingang, e ainda a Aldeia Polidoro, de etnia Charrua”, explica a supervisora operacional do Atendimento Primário à Saúde (APS), Luana Machado Silveira.
Compartilhe: