Notícias

02/08/2023

Recém-nascido passa por cirurgia inédita no Hospital Estrela

Procedimento foi realizado visando manter uma boa função renal no bebê, no dia 31 de julho

Compartilhe:

Por conta de uma malformação complexa do aparelho urinário - diagnosticada ainda no pré-natal, um bebê de apenas 25 dias passou por uma pieloplastia no Hospital Estrela. Segundo a cirurgiã pediátrica Carla Bruxel, do HE, como a cirurgia foi feita precocemente, são maiores as chances de que a criança mantenha uma boa função renal.

O procedimento serviu para a retirada de área estreitada e para restabelecer o fluxo urinário do recém-nascido. “Em algumas situações, o ureter - canal que liga o rim à bexiga - pode estar obstruído, gerando acúmulo de urina no rim, que, conforme a gravidade, pode levar à insuficiência renal e até evoluir para perda renal”, explica a médica Carla.

A equipe contou com a presença do urologista pediátrico Eduardo Corrêa Costa, de Porto Alegre, assim como dos outros dois cirurgiões pediátricos da região do Vale do Taquari, Alain Viegas e Thiago Bertotto.

Ainda nos primeiros dias de vida, o bebê passou por uma nefrostomia percutânea de urgência, com o auxílio da equipe de Urologia Adulto do HE - médicos Eglon Pitan e Ezequiel Mattos, e da Cirurgia Geral do HE com o médico Ademir Pivatto.

O pequeno guerreiro nascido na cidade de Estrela se recupera bem na UTI Neonatal do HE.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora