Notícias
22/05/2023
Dia para conscientizar sobre a pré-eclâmpsia
Elevação da pressão arterial durante a gestação representa riscos para a mamãe e para o bebê
Compartilhe:
A pré-eclâmpsia é uma complicação na gestação caracterizada pela elevação da pressão arterial, o que representa grande perigo para a mamãe e o bebê. Para alertar sobre o diagnóstico precoce e a importância do tratamento e acompanhamento durante o pré-natal até o parto, 22 de maio foi escolhido como o Dia de Conscientização sobre a Pré-eclâmpsia.
O Hospital Divina atua fortemente no cuidado das gestantes que passam por essa situação. Para isso, promove condições técnicas, emocionais e de segurança para que os efeitos da eclâmpsia sejam minimizados, buscando uma gestação saudável.
Na Emergência Obstétrica do HD, são diagnosticadas por mês, em média, 36% de pacientes com pré-eclâmpsia. Já na UTI Neonatal do HD, 34% dos recém- nascidos são internados em virtude desta complicação, em média.
Alerta aos sintomas
A médica obstetra Nicele Santos explica que a doença é caracterizada pela elevação da pressão arterial, associada à perda de proteínas na urina, ou lesões em órgãos importantes como rins, cérebro e fígado, por exemplo. “O diagnóstico é feito por meio da pressão maior ou igual a 140 por 90 e alterações em exames laboratoriais."
A obstetra reforça, ainda, que alguns sinais podem indicar a pré-eclâmpsia. Dentre eles, dores de cabeça intensa e persistente mesmo após o uso de medicação, visão turva ou presença de pontos brilhantes e dor na região da “boca do estômago”.
A Dra. Nicele acrescenta que a doença pode ser tratada quando há um diagnóstico precoce. “Por isso, é muito importante a realização do pré-natal em toda gestação. Em caso da manifestação de algum desses sintomas, é preciso buscar atendimento médico”, alerta.
Compartilhe: