Notícias

28/04/2023

Programa de Saúde Escolar orienta estudantes de escola indígena

Equipes da Unidade de Saúde Indígena levaram informações aos alunos da EEIEF Fàg Nhin sobre cuidados básicos

Compartilhe:

Os alunos da Escola Estadual Indigena de Ensino Fundamental Fàg Nhin, da aldeia Kaingang Fàg Nhin, foram beneficiados com mais uma ação do Programa de Saúde Escolar. O objetivo é integrar e articular educação, saúde e escola na (re)construção de ações conjuntas.

Os profissionais da Unidade de Saúde Indígena (USI), gerenciada pela Rede de Saúde da Divina Providência,  orientaram sobre a escovação de dentes para evitar cáries, com a equipe da Odontologia, e lavagem de mãos, a cargo da equipe de Enfermagem. O uso acional e profilático de Albendazol (vermífugo), conforme preconiza o Ministério da Saúde para populações indígenas, foi abordado e distribuído pela médica da equipe, sempre em respeito às culturas locais.

Na atividade, também foram utilizados vídeos, materiais didáticos e entregues brindes, no final, para todas as crianças e adultos da escola.

Conforme o gerente da US Indígena, Luís Afonso Bataglim Cabral, “novamente toda as profissões ,de forma transdisciplinar, ativam e promovem a saúde em um contexto amplo, preservando sempre os costumes e cultura da população indigena, atendidos pela equipe de Saúde Indigena da Prefeitura de Porto Alegre. ”Mesmo com a mecanização e urbanização das aldeias da Capital, é necessário que a equipe de saúde tenha esse olhar diferenciado, em respeito ao legado indigena”, afirma Luís Afonso.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora