Notícias
25/04/2023
Hospitais da RSDP terão ações no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Doença acomete cerca de 30% da população. Dia 26 de abril é dedicado a conscientizar a população
Compartilhe:
O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, 26 de abril, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.
Ações nos hospitais
Nesta quarta-feira, os hospitais da Rede de Saúde da Divina Providência promovem ações para alertar sobre os riscos da hipertensão e oferecer cuidados com a saúde.
O Hospital Divina transferiu as atividades desta quarta-feira para o dia 28, sexta-feira, em razão da chuva. Haverá uma tenda na entrada do hospital para oferecer medição de pressão arterial e avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), dados entregues em uma carteirinha para público interno e externo.
Os profissionais de saúde vão dar orientações sobre cuidados com a saúde e entregar folders com informações sobre o consumo de sódio e receitas saudáveis de temperos sem sal.
Das 10h às 15h, com orientações das nutricionistas, serão distribuídos saquinhos de sal de ervas, que substitui o sal, preparados pelo Serviço de Nutrição e Dietética, em frente à emergência do HD.
O Hospital Estrela terá uma Feira de Saúde, a partir das 9h, em frente ao hospital, com aferição de pressão arterial e orientações sobre qualidade de vida. No mesmo local, funcionará a Feira de Artesanato das Voluntárias do HE.
O Hospital Santa Isabel, de Progresso vai oferecer medição da pressão arterial das 8h às 10h e das 14h à 16h. E quem for ao hospital nesse dia, assim como os colaboradores, receberá sal temperado e folders com informações sobre cuidados com a saúde.
O Hospital São José, de Arroio do Meio, vai promover um evento na praça Flores da Cunha. Profissionais de Enfermagem e nutricionistas vão orientar a população, oferecer medição da pressão arterial, entregar sal temperado e folders, das 13h às 16h.
Metade das pessoas não sabem que têm a doença
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, acomete cerca de 30% da população, sendo que metade dessas pessoas não sabem que têm a doença. Além disso, é responsável pela maior parte dos casos de infarto e de AVC que, tomados em conjunto, representam 30% dos óbitos em nosso Estado. Segundo dados do DATASUS, essas doenças foram responsáveis por mais de 80 mil internações no ano passado do RS, contabilizando 25 mil mortes hospitalares.
Combinação de fatores
O médico cardiologista do Hospital Divina, Dr. Cristian Sloczinski, explica que a hipertensão é provocada por uma combinação de fatores ambientais, comportamentais e genéticos. “Ela não costuma dar sintomas em seus estágios iniciais, por isso é chamada de doença silenciosa”, observa.
O Dr. Christian acrescenta que, com o tempo, essa pressão aumentada gera aterosclerose, danificando e estreitando as artérias de todo o corpo, dilatando o coração e prejudicando o funcionamento dos rins. “Os sintomas costumam surgir somente quando ocorre aumento brusco da pressão ou então em estágios mais avançados, quando ocorrem as complicações da doença.”
O cardiologista esclarece que o diagnóstico é realizado com a medida de pressão, sendo que valores maiores ou iguais a 14/9 em pelo menos 2 momentos diferentes fazem o diagnóstico.
Conforme o Dr. Cristian, a hipertensão, geralmente, não tem cura, mas pode ser tratada fazendo com que a pessoa tenha uma vida normal. O tratamento inclui medicamentos e mudanças no estilo de vida.
Sintomas que podem ocorrer, principalmente em estágios mais avançados:
Dor de cabeça
Dor no peito
Falta de ar
Visão borrada
Tonturas e desmaio
As complicações mais comuns da hipertensão são:
Ataque cardíaco (infarto)
Derrame (AVC)
Coração fraco (insuficiência cardíaca)
Insuficiência renal e necessidade de diálise
Morte súbita
Alguns hábitos que ajudam a prevenir a hipertensão:
Manter o peso sob controle
Exercitar-se regularmente
Parar de fumar
Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas
Reduzir o sal na dieta
Controlar o estresse
Compartilhe: