Notícias

01/04/2023

RSDP pratica estratégias e ações do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Medidas praticadas em todos os hospitais e unidades da Rede priorizam a segurança em todas as etapas de atendimento

Compartilhe:

A Rede de Saúde da Divina Providência adota diversas medidas para garantir a segurança de seus pacientes, desde a promoção de práticas da Educação Permanente para seus colaboradores, até a implementação de decisões estratégicas e administrativas nessa área.

Os serviços de apoio e assistência funcionam em consonância com os princípios de segurança. As boas práticas assistenciais incluem a implementação de uma série de ações de segurança para prevenir danos desnecessários a todos que ingressam em seus hospitais.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente

Há 10 anos, o Brasil implementou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), com o objetivo de garantir a segurança dos pacientes durante a assistência à saúde. O Programa foi instituído em 2013, por meio da Portaria nº 529 do Ministério da Saúde. Desde então, vem contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde no país.

O PNSP é um conjunto de estratégias e ações que visam a prevenção e redução de eventos adversos relacionados à assistência à saúde, como erros de medicação, infecções hospitalares, quedas, entre outros.

Para isso, o Programa estabeleceu seis áreas de atuação prioritárias: cirurgias seguras, higienização das mãos, segurança do paciente em terapia intensiva, identificação do paciente, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos e prevenção de quedas.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora