Notícias

24/03/2023

Dr. Alexandre Quadros participa como convidado do CTO Club Brasil 

Maior evento de cardiologia complexa ao vivo do Brasil discutiu sobre as novas técnicas de desobstrução de artérias coronárias

Compartilhe:

O Dr. Alexandre Quadros (D) participou de procedimento transmitido ao vivo

O Dr. Alexandre Quadros (D) participou de procedimento transmitido ao vivo

O responsável técnico da Unidade Endovascular do Hospital Divina, Dr. Alexandre Quadros, foi um dos cardiologistas convidados da 6ª edição do CTO Club Brasil (Tratamento das Oclusões Coronarianas Crônicas), realizado entre 16 e 17 de março em Linhares, no Espírito Santo. 

O maior evento de cardiologia intervencionista complexa ao vivo do Brasil, promovido pelo Unicor-ES e pelo Hospital Linhares Medical Center, reuniu cardiologistas intervencionistas de todo o Brasil e de outros países, que discutiram sobre as novas técnicas de desobstrução de artérias coronárias. 

Oclusões coronarianas crônicas

O Dr. Alexandre, que coordenou duas mesas, ministrou duas aulas e fez um procedimento ao vivo juntamente com o médico suíço Daniel Weilleman, explica que uma das técnicas debatidas é utilizada nas obstruções coronarianas crônicas. “São casos em que a “veia do coração” (artéria coronária) está totalmente obstruída, calcificada e não é mais possível realizar a angioplastia de forma convencional”, esclarece. 

“Para recuperar a circulação do sangue no coração, os médicos precisam utilizar uma série de dispositivos e aparelhos que não fazem parte dos procedimentos rotineiros. O acesso ao coração é feito pelos dois lados e a obstrução ‘furada’, com a técnica chamada CART reverso”, detalha o cardiologista.

Melhor qualidade de vida

Ele observa, ainda, que a técnica beneficia, principalmente, pacientes que apresentam muitos sintomas, como dor no peito e falta de ar e sofrem com limitações físicas. “Com a desobstrução, conseguimos proporcionar a eles uma qualidade de vida melhor. Por isso, buscamos o constante aperfeiçoamento do nosso trabalho e o CTO Club Brasil foi uma dessas oportunidades”, afirma o Dr. Alexandre. 

Taxa de sucesso de 90%

Antes da introdução dessas novas técnicas, a taxa de sucesso de uma angioplastia nesta situação era em torno de 50-60%, sendo que atualmente está em torno de 90%, conforme demonstra o registro Latino-Americano de oclusões coronarianas crônicas, também coordenado pelo Dr. Alexandre Quadros https://www.latamctoregistry.com/  Esse procedimento é realizado no Hospital Divina há vários anos, contando com aparelhos de última geração, técnicas mais modernas e profissionais qualificados.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora