Notícias

01/03/2023

RSDP forma novos médicos residentes

Profissionais participaram dos Programas de Residência Médias dos hospitais Divina, Independência e São José

Compartilhe:

A Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) formou oito novos residentes das turmas dos Programas de Residência Médica em Ortopedia/Traumatologia do Hospital Independência, de Porto Alegre; Psiquiatria, do Hospital São José, de Arroio do Meio e Clínica Médica, do Hospital Divina, de Porto Alegre. A solenidade aconteceu na noite de terça-feira (28), no Hospital Divina, e foi marcada por muita emoção, alegria e orgulho para os familiares, preceptores, médicos e equipes que atuaram junto aos residentes.

"Crescimento profissional"

O diretor técnico do Hospital Independência, Dr. Angelo Giugliani Chaves, destacou o crescimento profissional dos médicos durante o período de residência na instituição. “Vocês entraram aqui de uma forma e sairão de outra, com mais habilidade, técnicas aperfeiçoadas e melhor relacionamento. Nunca se esqueçam que a vida é feita de pessoas. Mais do que tratarmos do que os pacientes precisam tecnicamente, estaremos lidando com seres humanos. Nem sempre teremos a solução imediata. Mas se dermos carinho, atenção, amor, já resolvemos a metade do problema”, afirmou.

“Ambiente de excelente acadêmica”

O coordenador do Programa de Residência Médica da RSDP, Dr. Geraldo Pereira Jotz, agradeceu a confiança de cada um e de seus familiares, em nome de todo o corpo de preceptores e profissionais, que fazem do PRM um ambiente de excelente acadêmica.  “Obrigado por nos darem a oportunidade de participarmos da formação profissional e pessoal de vocês, dentro deste ambiente agradável e com viez humanitário, religioso, técnico e profissional”, declarou.

“Mão providente de Deus”

A presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Ir. Inês Pretto, manifestou aos formandos o agradecimento pela confiança na instituição. Disse que “confiar significa fiar, tecer juntos. Que nestes anos de estudo vocês tenham tecido, junto com os demais colegas, marcas bonitas de ternura, bom relacionamento, humildade, aprendizado e outros valores que fazem parte da vida de todas as pessoas.” 
A Ir. Inês expressou, ainda, aos médicos que, se confiaram em uma rede de saúde que têm Divina Providência no nome, “levem a certeza de que vocês são a mão providente de Deus que chega na outra pessoa que tem uma necessidade.”

Desafios vencidos

O momento de maior emoção ficou por conta dos formandos, que falam dos desafios nestes anos de estudo - que passou por uma pandemia - da parceria entre os colegas e da certeza de terem aprendido com excelentes profissionais da saúde e em uma instituição acolhedora, humana e que prima pela vida de todos os indivíduos.
A turma  de Residência Médica 2023 tem entre seus graduados, a primeira residente negra formada pelo programa. Camila Lamb de Medeiros, que concluiu a residência em Clínica Médica, destacou o orgulho em ser a primeira “médica preta” a se formar pela instituição. “Aqui, em nenhum momento fui tratada com preconceito ou discriminação”, assegurou.

Formandos
Programas de Residência Médica em Ortopedia/Traumatologia do Hospital Independência - Supervisor Dr. Maurício Longaray
Ortopedista e traumatologista Gabriel Belous Brazeiro
Ortopedista e traumatologista Giovana Labatut

Programas de Residência Médica em Psiquiatria, do Hospital São José - Supervisor Dr. Roberto Pierobom Lima
Psiquiatra Fernanda Galambieski Menegotto da Silva
Psiquiatra Jéssica Andréa Fernández Pérez
Psiquiatra Rafael Azevedo Furlanetto

Programas de Residência Médica em Clínica Médica, do Hospital Divina - Supervisor Dr. Carlos Eduardo Nogueira de Carvalho
Clínica geral Camila Duarte de Almeida
Clínica geral Camila Lamb de Medeiros
Clínica geral Júlia Gheno dos Santos

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora