Notícias

08/11/2022

Hospital Estrela apresenta nova Emergência para vereadores e secretário da Saúde

Participantes conheceram melhor reorganização da estrutura física, da equipe e dos fluxos de atendimento 

Compartilhe:

O Hospital Estrela da Divina Providência (HE) recebeu um grupo de vereadores e o secretário municipal de Saúde, Celso Kaplan, para apresentar o processo de reorganização da estrutura física, da equipe e dos fluxos de atendimento da Emergência para alcançar o melhor resultado assistencial.

O gerente administrativo do HE, Johnnie Locatelli, apresentou os dados e o protocolo de classificação de risco para os atendimentos, acompanhado do diretor-geral de Operações de Saúde da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares; do médico coordenador da Emergência, Gabriel Klecius Araújo; da enfermeira supervisora, Liziane Paz, e da gerente assistencial do HE, Graciela Scherer.

Mais leitos e menor tempo de espera

Johnnie avaliou que foi uma pauta muito positiva e propositiva, com esclarecimentos e troca das informações. Uma delas é que, a partir de novembro, a Emergência contará com 25 leitos e salas específicas para cada tipo de atendimento.

Em outubro deste ano, o setor realizou 1.854 atendimentos. O maior número, em 2022, ocorreu em maio, com 2.500. Nesse período, o tempo médio de espera caiu de 1h10min para 43 minutos. Segundo Johnnie, a queda resulta das reestruturações realizadas e da mudança do perfil dos pacientes, priorizando o atendimento dos casos mais complexos.

O secretário da Saúde considerou “importante e proveitoso" o encontro de representantes do hospital com o Legislativo e com a SMS para conhecer os ajustes nos protocolos, as melhorias e os investimentos com recursos obtidos junto ao Município e ao Estado.

Celso Kaplan cita como mais importante, porém, os esclarecimentos repassados pela Secretaria e o HE sobre os fluxos nas unidades de saúde, PA+ e hospital, para que a Emergência possa dedicar-se aos casos mais graves e críticos. “Conseguimos avançar, tendo sempre em mente que é necessária uma mudança cultural da população, para que utilize as UBS como porta de entrada da saúde na Atenção Básica e o hospital sirva para casos graves e de alta complexidade”, analisou.

O presidente da Câmara, vereador Márcio Mallmann (PP), avaliou como produtiva a reunião, afirmando que, pela primeira vez, foi realizada não com base em problemas, mas na perspectiva de evitá-los. “Essa sintonia entre poder público e hospital é fundamental, pois reconhecemos o grande esforço da instituição, que tem uma equipe comprometida com a vida da nossa população”, declarou. Mallmann agradeceu pela oportunidade, em nome da Câmara, “para que, juntos, possamos lutar por conquistas para o nosso hospital.”

Participaram os vereadores Valderes da Rosa, Volnei Zancanaro, Luiz Kalsing, Tiago Lehnen, Ernani de Castro, Tiane Cagliare, Douglas Daroit e Humberto Rerig.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora