Notícias
27/09/2022
10 anos de Hospital Independência: uma jornada de sucesso
IX Jornada Integrada em Saúde comemora uma década de reinauguração do HI e as conquistas alcançadas
Compartilhe:
Ir. Cecília Koerbes, Deise Luce, Liane Amorim, Ir. Inês Pretto, Dr. Angelo Chaves, João Daniel Berto e Dr. José Clóvis Soares
O Hospital Independência completa nesta quarta-feira, 28, uma década de reinauguração, quando também passou a integrar a Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP). A programação foi aberta hoje, 27, com a IX Jornada Integrada em Saúde, direcionada aos colaboradores. O evento teve como tema "10 anos de Hospital Independência: Uma jornada de sucesso". Amanhã, 28, data do aniversário, será celebrada uma missa no hospital, às 14h30.
Atendimentos
Especializado em Traumatologia e Ortopedia, o Independência atende 100% pelo SUS e possui Acreditação Plena ONA Nível 3.
Em dez anos, desde que foi reinaugurado, o HI realizou:
497 mil consultas
35 mil cirurgias
38.500 internações
750 mil sessões de fisioterapia
Gratidão aos colaboradores
A IX Jornada Integrada em Saúde foi aberta com a exibição de um vídeo com depoimentos dos colaboradores. Em seguida, integrantes do Comitê Gestor do HI e da RSDP entregaram uma placa simbolizando o reconhecimento e a gratidão às equipes, especialmente pela superação durante a pandemia.
Participaram a presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Ir. Inês Pretto; o diretor-geral de Operações em Saúde da RSDP, José Clóvis Soares; o diretor de Controladoria e Finanças, João Daniel Berto; a diretora institucional do HI, Ir. Cecília Koerbes; o diretor técnico, Angelo Chaves; a gerente assistencial, Deise Cappeletti Luce; e a gerente administrativa, Liane Amorim.
Também acompanhou o evento o coordenador do Programa de Residência Médica do HI, Dr. Geraldo Jotz.
O carisma da Providência nos 10 anos do HI
“O carisma da Providência nos 10 anos do HI” foi o tema da Ir. Inês, que definiu Providência como “cuidado e confiança''. Ela lembrou de todo o cuidado que foi necessário antes da reabertura do hospital, desde as grandes obras e equipamentos, até os pequenos detalhes, sem os quais a instituição não poderia funcionar. Citou, ainda, que cuidar é uma ação que deve ser, sempre, no presente. “Isso é o que se espera de todos que atuam no Independência”, afirmou.
“Somos Hospital Independência da Divina Providência. Ser da Providência é procurar ver o mundo, os fatos, a vida e as pessoas com o olhar de Deus que cuida, inclui, ampara, protege, perdoa, abraça, confia, simplesmente, porque ama” foi uma das mensagens transmitidas na apresentação da Ir. Inês.
A presidente da SSDP recebeu uma lembrança entregue pela Ir. Cecília Koerbes.
A fantástica máquina do corpo humano
O médico traumatologista, Dr. Mauricio Longaray, que atua há dez anos no HI, falou sobre "A fantástica máquina do corpo humano: O que tratamos e nos especializamos". Ele define o corpo como “uma máquina fantástica que Deus nos dá” e que nos permite desenvolver as mais variadas habilidades. Na conversa focada no aparelho osteomuscular, especialidade do HI, o Dr. Maurício mostrou, principalmente, a estrutura dos ossos, músculos, cartilagem e fraturas.
As atividades prosseguiram com o gerente administrativo do Hospital Divina, Fabiano Araújo, que falou sobre "Gestão multidisciplinar: equilíbrio na tomada de decisão."
As atividades prosseguiram à tarde com Mesa Redonda Multiprofissional “Vamos falar da importância do atendimento interdisciplinar?” Participaram as profissionais do HI: Alane Viñas Nardi – psicóloga; Carina Helena Bubolz – assistente social; Paula Bopsin – pisicoterapeuta e Vanessa Santos Elias – fonoaudióloga.
"Tendências na saúde para a próxima década" foi tema do gerente assistencial do Hospital Santa Isabel, Guilherme João Mantovani
A IX Jornada se encerrou com uma apresentação musical.
Compartilhe: