Notícias

22/09/2022

Ação com as equipes marca o Dia da Segurança do Paciente no HSI

Palestras abordaram a segurança na cadeia terapêutica medicamentosa

Compartilhe:

Em comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, o Hospital Santa Isabel (HSI) realiza uma ação de capacitação e de sensibilização dos colaboradores nesta quinta-feira, 23. As palestras e atividades abordam as metas internacionais de segurança do paciente, sobretudo as relacionadas à "cadeia terapêutica medicamentosa".

A ação, promovida pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HSI, teve palestras do analista de qualidade Belchior Birkeuer e da farmacêutica responsável técnica do HSI Priscila Becker Pires Zerves.

Ciclo da assistência farmacêutica

Priscila explica que a cadeia terapêutica medicamentosa é um ciclo de ações e processos que envolvem desde a seleção do medicamento, a programação de compras, aquisição, armazenamento, distribuição, dispensação por meio da prescrição médica , administração ao paciente, até o monitoramento. "Isso tudo compõe o ciclo da assistência farmacêutica, junto com as ações interdisciplinares. Todos os setores envolvidos desenvolvem o trabalho em conjunto", acrescenta Priscila.

Para que essa cadeia seja segura e o paciente seja atendido da melhor forma, prossegue a farmacêutica, cada um desses processos deve ter um "gatilho", que desperte a atenção na atividade do dia a dia para que o medicamento seja administrado com segurança e qualidade. Cita como exemplo a etiquetagem com cores, de acordo com o tipo, e os "9 certos". Ela enfatiza que todos os procedimentos adotados visam a evitar erros, que podem gerar graves consequências aos pacientes.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora