Notícias

19/09/2022

Irmã da Divina Providência participa de evento mundial sobre economia humana e ecológica

Ir. Elis Alberta dos Santos é uma dos 100 representantes brasileiros/as no encontro Internacional da Economia de Francisco, impulsionado pelo Papa Francisco

Compartilhe:

Ir. Elis (ao fundo) atua na Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara

Ir. Elis (ao fundo) atua na Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara

A Ir. Elis Alberta Ribeiro dos Santos será uma das representantes do Brasil no evento global com o tema “Papa Francisco e jovens de todo o mundo para a economia de amanhã”, que ocorrerá de 22 a 24 de setembro na cidade italiana de Assis. Participarão mil jovens do mundo inteiro, dos quais 100 brasileiros/as com o objetivo de consolidar uma comunidade global “A Economia de Francisco e Clara”. Serão realizados painéis sobre as colheitas da Economy of Francesco com os trabalhos já produzidos em diversos países.

Os encontros, organizados no formato de vilas, debaterão temas como Trabalho e Cuidado, Economia e as Mulheres, Políticas para a Felicidade, Vida e Estilo de Vida, Negócios e Paz, Negócios em Transição, Desigualdades, Energia e Pobreza, Finanças e Humanidades, Vocação e Lucro,  Agricultura e Justiça. O Papa vai participar no dia 24 de setembro, quando também haverá um momento artístico e oito jovens relatarão suas experiências, no qual, também o Pontífice fará seu pronunciamento e o pacto global com as juventudes. 

Vida e estilo de vida

A Ir. Elis integra a vila “Vida e Estilo de Vida”, desde os movimentos realizados no Brasil até a mobilização Internacional, pelo fato de ocupar um lugar dentro da Articulação Brasileira a partir da sua ancestralidade e das pesquisas que desenvolve no âmbito dos povos indígenas e ecologia integral, conectadas com o “Bem Viver”. Ela explica que a Economia de Francisco e Clara articula em espaços sociais, religiosos e, sobretudo, populares, a compreensão de que é necessário pensar a economia de forma humana e ecológica. 

“O movimento exige um basta nas limitações do pensamento econômico vigente, que age em nome de interesses de corporações e do 1% da humanidade, os mais ricos. Enquanto isso, 99% passam pela tensão de não efetivarmos compromissos globais de freio às mudanças climáticas, por não terem prioridade no orçamento dos governos, pela falta de políticas públicas de inclusão social e produtiva e pelas violências financeiras promovidas por grandes negócios nas cidades, bairros e comunidades”, afirma Ir. Elis. 

Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara 

A Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara promove debates, reflexões e ações que possibilitem projetos econômicos sustentáveis para que todas as formas de vida possam existir. A agenda fortalece e dá visibilidade às iniciativas existentes, como também fomenta realizações locais, com base no projeto das casas de Francisco e Clara.

Para saber mais e acessar a agenda do evento acesse 

https://francescoeconomy.org/assisi2022/      

http://economiadefranciscoeclara.com.br/

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora