Notícias

12/09/2022

Clínica Perto da Divina Providência: um novo jeito de “cuidar de quem cuida”

Colaboradores dos hospitais Divina, Independência, das unidades de saúde da APS e da sede da RSDP contam com atendimento gratuito focado na prevenção

Compartilhe:

A Clínica Perto da Divina Providência, inaugurada na tarde de segunda-feira, 12, oferece atenção integral à saúde dos colaboradores dos hospitais Divina e Independência, da sede da Rede de Saúde da Divina Providência (RSDP) e das unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) gerenciadas pelo Divina em Porto Alegre. São quase três mil pessoas beneficiadas, inicialmente, com o novo serviço.

Uma equipe multiprofissional, formada por médica, enfermeira, psicóloga, nutricionista, recepcionista e supervisora, com experiência em Saúde da Família, atua na promoção à saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e redução de danos. O atendimento, totalmente gratuito, vai se estender, em breve, aos dependentes dos colaboradores.


O coordenador da APS, Bruno Santos, que também coordenou o projeto da Clínica Perto, explica que o conceito adotado é o mesmo das unidades de saúde da APS de Porto Alegre, com adaptações. Uma das etapas iniciais do projeto foi o mapeamento do perfil de saúde da população de colaboradores da instituição, que norteou a criação das linhas de cuidado pela equipe multiprofissional. 


Os primeiros 21 pacientes foram chamados para atendimento, antes mesmo da abertura oficial. O sistema de busca ativa vai continuar e, posteriormente, a Perto vai atender a demanda espontânea, além do sistema de agendamento já em operação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Espaço especial

A Clínica Perto funciona no antigo prédio de dois pavimentos, que por mais de 30 anos abrigou a escola Monsenhor Leopoldo Neis, mantida pelas Irmãs da Divina Providência e voltada à comunidade do Bairro Cascata. A construção, localizada em meio uma área verde e junto à sede da RSDP, estava em desuso e foi recuperada para o funcionamento da Clínica Perto, que dispõe de consultórios, ampla recepção e salas de apoio.

A fita inaugural foi desenlaçada pela presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Ir. Inês Pretto; pela superiora provincial da Província Mãe da Providência, Ir. Sandra Pires: pelo diretor de Propósito e Desenvolvimento, Mario Jaeger: pelo diretor de Controladoria e Finanças, João Daniel Berto, e pela supervisora da equipe da Perto, Luiza Frantz Lehn.

Após a bênção padre Sérgio Belmonte às instalações da Clínica, a colaboradora Adriana Crippa entoou a canção “Busca”, foi exibido um vídeo sobre o novo serviço  e houve uma visita guiada ao prédio.

A Ir. Inês afirmou que “cuidar de quem cuida” também é um compromisso da Rede e desejou que o novo empreendimento sirva ao propósito de "cuidado amoroso à vida.” Lembrou, ainda, que o primeiro responsável pela saúde de cada pessoa é ela própria. Para a Ir. Sandra, o nome da Clínica expressa o desejo de estar perto, afirmando que “a pessoa que é amada, passa isso para os outros.”

Mario Jaeger manifestou “alegria, orgulho e entusiasmo” ao celebrar uma nova conquista e a gratidão a toda a equipe que trabalhou integrada e conseguiu entregar a Clínica no prazo previsto. “Se não nos cuidarmos bem, não poderemos cuidar dos outros”, concluiu.

No final, foi oferecido aos convidados um café, produzido pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Divina, e entregue um mimo da RSDP.

Participaram do ato de inauguração o diretor técnico do Hospital Divina, Willian Dalprá: a gerente assistencial, Fabiane Fengler; o gerente técnico médico, Maurício Menna Barreto, e o diretor administrativo, Fabiano Araújo: a gerente assistencial do Hospital Independência, Deise Luce, coordenadores de área da RSDP e irmãs das comunidades da Divina Providência em Porto Alegre.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora