Notícias

15/08/2022

Ação no Bloco Cirúrgico do HDP reforça importância da higiene de mãos para prevenir infecções 

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar orientou sobre técnicas de higienização das mãos e promoveu atividades lúdicas

Compartilhe:

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Divina Providência (HDP) realizou uma ação macro no Bloco Cirúrgico, dia 12, juntamente com a Meta 5 de Higiene de Mãos do Grupo Interno das Metas Internacionais de Segurança do Paciente (GIMISP).  

Das 6h às 20h, foram reforçadas aos profissionais as orientações da técnica de antissepsia cirúrgica das mãos com produto à base de álcool (PBA) e adesão de higiene das mãos no Bloco Cirúrgico e interligado à não utilização de adornos pelos profissionais dentro da área. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) assegura que a higiene das mãos é considerada a medida de maior impacto e comprovada eficácia na prevenção das infecções, uma vez que impede a transmissão cruzada de microrganismos. “Embora a ação seja simples, o não cumprimento dessa prática, pelos profissionais de saúde, ainda é considerada um desafio para os controladores  de infecções”, alerta coordenadora do SCIH do Divina, Débora Zampiva

Mãos limpas, paciente seguro

Débora explica que a ação foi focada na adesão de higiene das mãos e da técnica de antissepsia cirúrgica. Foi realizada dinâmica lúdica com roleta de perguntas e respostas e distribuição de brindes para a equipe. Ela considera que foi alcançada uma excelente adesão por parte de todos profissionais que transitavam no Bloco naquele dia,  "demonstrando receptividade e motivação para trabalharem o tema.” 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora