Notícias

08/08/2022

RSDP mostra aplicação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em evento na AMRIGS

Fisioterapeuta, acupunturista e homeopata Celso de Barros Monteiro foi o palestrante convidado

Compartilhe:

"O caminho das PICS na Rede de Saúde Divina Providência" foi o tema apresentado pelo fisioterapeuta, acupunturista e homeopata Celso de Barros Monteiro no no Seminário de Saúde Integral e Preventiva, no sábado, 6, no Centro de Eventos da Associação Médica do RS (AMRIGS).

“Mostrar as experiências das PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde)  e o quanto se consegue fazer com estas técnicas para melhorar a saúde e o equilíbrio das pessoas é incrível”, define Celso. Segundo ele, a equipe do ATNC tem amor ao que faz e se dedica ao outro. “Esta é a nossa missão de vida, conseguir ajudar as pessoas a eliminar as dores físicas e emocionais”, acrescenta.

Novo modo de vida

Para o profissional, a coparticipação das pessoas no resgate de sua saúde vai além de apenas seguir as terapias e recomendações, mas deve representar fazer um novo modo de vida. Celso vê com muita satisfação o fato de as PICS ganharem um reconhecimento crescente. 

“Estamos mostrando, na prática, com as PICS, como reiki e musicoterapia melhoram as condições clínicas dos pacientes internados fazendo a estabilização dos sinais vitais e como conseguimos ajudar na qualidade de vida dos colegas do trabalho por meio dos florais, da acupuntura e da massagem, por exemplo.” Celso considera que a sua participação no Seminário como muito produtiva e destaca a importância do interesse da Medicina na utilização das Práticas Integrativas e Complementares, pois “quem ganha com isso é a população”, analisa.

As PICS na Rede de Saúde Divina Providência

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) é um serviço prioritário das Irmãs da Divina Providência. Desde 1997, são realizadas por meio de um projeto social do Hospital Divina Providência (HDP) - o Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC).

As PICS beneficiam, atualmente, pacientes das UTIs Adulto e Neonatal do HDP, os usuários das unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde, além dos colaboradores do HDP e do Hospital Independência.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora