Notícias

28/07/2022

Workshop da Segurança reúne gerentes das unidades de saúde

Palestras e atividades interativas focaram na prevenção e na redução de incidentes durante o cuidado aos pacientes

Compartilhe:

Um Workshop da Segurança reuniu os gerentes das 34 unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), gerenciadas pelo Hospital Divina Providência (RSDP) em Porto Alegre. As atividades, que incluíram dinâmicas interativas, foram desenvolvidas durante um dia inteiro no auditório Coração de Maria da RSDP.

O objetivo foi sensibilizá-los para o fato de que a insegurança do paciente é um problema de saúde pública em todo o mundo. Por isso, deve ser abordado a fim de reduzir os incidentes causados durante o processo de cuidado, onde quer que ele ocorra.

O evento deu visibilidade à Segurança do Paciente na APS, uma vez que na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) consta como atribuições dos profissionais da Atenção Básica: “Instituir ações para segurança do paciente e propor medidas para reduzir os riscos e diminuir os eventos adversos.”

Vale lembrar que além do tema ser preconizado na PNAB, o Programa Nacional de Segurança do Paciente reforça que as medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes devem ser adotadas por todos os estabelecimentos de saúde. Atenta a essa necessidade, a RSDP implantou um Núcleo da Segurança do Paciente na APS.

Qualificação dos serviços

“Abordar esse tema e suas ferramentas na APS, que é considerada a coordenadora do cuidado e a porta de entrada preferencial dos usuários aos diferentes pontos da atenção das redes de saúde, é contribuir para a qualificação dos serviços por meio da prevenção e redução de incidentes durante o cuidado em saúde”, avalia a enfermeira da qualidade da APS, Mirian Barcelos.

“A implantação do Núcleo da Segurança do Paciente na APS demonstra o quanto estamos preocupados com os usuários e dispostos a trabalhar a qualidade assistencial e melhoria de processos para oferecer, cada vez mais, um cuidado seguro”, reforça.

Convidados

Participaram do workshop, como convidados, a enfermeira, professora e coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Janete de Souza Urbanetto, a enfermeira e professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Andrea Gonçalves Bandeira, e a coordenadora do CIEVS e professora do Curso de Enfermagem da Faculdade Factum, Taís Anelo. Profissionais da Rede de Saúde Divina Providência conduziram os trabalhos e fizeram relatos de experiências nessa área. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora