Notícias

22/07/2022

US Maria da Conceição organiza grupo de encontros para promoção da saúde mental

Semanalmente, grupo oferece escuta e acolhimento, além de dinâmicas e terapêuticas

Compartilhe:

A Unidade de Saúde (US) Maria da Conceição, em Porto Alegre, desenvolveu um grupo de apoio para atender pacientes com sofrimento mental, identificados em atendimentos na US ou referenciados de outros centros. Os encontros ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, no período da tarde - as atividades iniciaram-se na segunda quinzena de maio. 

O grupo conta com momentos de escuta e acolhimento, onde os participantes contam suas histórias de vida. Também são desenvolvidas dinâmicas e terapêuticas, como pintura, conto de história por meio de fotos do passado, escuta de músicas e reflexão a respeito delas, além de espaço para expressão corporal pela dança.  


Noelise Arenhardt, gerente da US Maria da Conceição, explica a demanda que foi observada, que resultou na formação do grupo. “A ideia surgiu, após notarmos a procura constante por atendimentos em saúde mental na unidade, e por acreditarmos na importância de espaços como esses no manejo terapêutico dos pacientes, para escuta e acolhimento”, afirma.  


Para viabilizar a ação, foram necessárias parcerias com espaços do território, como a Pequena Casa da Criança, que disponibiliza uma sala quinzenalmente. Nos encontros em que não há disponibilidade de salas na Unidade, as atividades ocorrem ao ar livre, em pontos públicos. “Consideramos que, além de promover espaços de escuta em saúde mental qualificados, também  visamos a integração com o território e o fortalecimento de vínculos sociais”, avalia.


A formação do grupo

O grupo teve origem em sessões de matriciamento entre a médica de família e comunidade, Caroline Valandro, e os residentes Vinicius Bürgel (Psicologia) e Ana Caroline Prahyba (Serviço Social), que são os organizadores e coordenadores das sessões. Após alguns encontros, juntou-se ao grupo de organizadores, a agente comunitária Darcila Rodrigues. 

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora