Notícias

14/07/2022

Bloco Cirúrgico do Divina Providência reestruturado e com novos equipamentos

Hospital investiu mais de R$ 4 milhões nas reformas que proporcionam mais conforto físico, modernidade e inovação

Compartilhe:

As obras de reestruturação do Bloco Cirúrgico do Hospital Divina Providência (HDP) foram inauguradas na manhã desta quinta-feira, 14, dia de São Camilo de Lélis, padroeiro dos hospitais e dos enfermos. O ato teve a presença de gestores da Rede de Saúde Divina Providência, do HDP,  médicos e demais colaboradores.

A área cirúrgica, que tem capacidade resolutiva para casos de alta complexidade e oito salas em operação, onde são realizados 100 procedimentos por mês, em média. Toda a reforma foi feita sem que houvesse interrupção das cirurgias, conforme destacou a gerente assistencial do HDP, Fabiane Fengler, afirmando que, para isso, a dedicação e a ajuda dos profissionais de saúde, desde os cirurgiões até o pessoal da higienização, foi decisiva. Ela agradeceu a todos e solicitou, sobretudo, que o cuidado amoroso à vida continue sendo a marca do Bloco Cirúrgico. 

O diretor técnico do HDP, Dr. Willian Dalprá, citou que circulam, mensalmente, no Bloco cerca de 250 médicos de diferentes especialidades, ressaltando que possui um dos menores índices de infecção de ferida operatória e uma adesão superior a 90% ao protocolo de cirurgia segura. 

A presidente da Sociedade Sulina Divina Providência, Ir. Inês Pretto, disse que o lugar é onde vidas são salvas e que, por isso, Deus deve sempre estar presente, iluminando e protegendo os pacientes, médicos, enfermeiros, todas as equipes. Ela lembrou que “somos providência: pro (a favor) , vidência (vida). “Que a missão de cuidado amoroso à vida se manifeste todos os dias pelas nossas ações, palavras e gestos”, declarou.

Investimentos

Os investimentos em infraestrutura foram superiores a R$ 4 milhões. O Bloco Cirúrgico ganhou nova recepção, sala de espera para acompanhantes de pacientes e sala de acolhimento, reforma de sanitários e vestiários, estar médico amplo com espaço para lanches e refeições, bancada de trabalho e um lounge para descanso. 

O espaço de estar para a equipe de enfermagem foi remodelado e a área de preparo dos pacientes ficou mais acolhedora. O novo sistema de climatização garante maior conforto térmico para pacientes e colaboradores. Além disso, foi renovado o layout das áreas cirúrgicas.

A melhor organização permite um fluxo assistencial mais previsível e ambientes que favorecem a interação entre as equipes.

As obras, executadas durante o primeiro semestre deste ano, sem interrupção dos procedimentos, foram coordenadas pelo Setor de Manutenção.

Renovação do parque tecnológico 

O parque tecnológico do Bloco foi equipado com novas torres, mesas e focos cirúrgicos, equipamentos para neurocirurgias, carros de anestesia, intensificador de imagem, além de diversos outros aparelhos hospitalares, adquiridos a fim de modernizar a estrutura.

Eficiência operacional e segurança do paciente 

O diretor técnico Willian Dalprá lembra que a eficiência operacional e a segurança do paciente são premissas “inegociáveis” na história do Bloco Cirúrgico. “Agora, foram incorporados conforto físico, modernidade e inovação, fazendo uma releitura dos tempos atuais, que exigem a entrega de valores diferenciados para os médicos e pacientes'', assegura.

Segundo o diretor técnico, a renovação foi organizada para oferecer a melhor experiência para o paciente, seus familiares e para os profissionais de saúde. “Toda jornada do paciente foi redesenhada, com a criação de ambientes acolhedores, conectados com uma perspectiva espiritual, que permitem a presença do acompanhante por mais tempo e uma sensação de ambiente familiar.”

Mais inovação

Dalprá adianta que, em breve, a área cirúrgica terá controles automáticos dos fluxos e das etapas de tratamento dos pacientes, com uma maior capacidade de gerenciamento, por geolocalização, da equipe de enfermagem. “Com mais essa inovação, estabeleceremos maior previsibilidade, antecipando soluções assistenciais e mitigando riscos, o que resultará em mais eficiência, maior segurança e uma experiência renovada para o médico e o seu paciente."

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora