Notícias

11/06/2022

B.E.ST chega ao seu último dia com duas cirurgias e saldo muito positivo

Compartilhe:

Evento reuniu profissionais de diversos países em Porto Alegre

O B.E.S.T. 2022 - Bariatric Endoscopy Surgery Trends chegou ao fim neste sábado (11). Ao todo, foram 15 cirurgias em 3 dias, mobilizando 20 cirurgiões de nacionalidades distintas. O B.E.S.T. está entre os principais eventos de cirurgia bariátrica no mundo e um dos únicos nos quais são realizadas cirurgias ao vivo. O Hospital Divina Providência (HDP) e a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foram os promotores da conferência.

No sábado, os cirurgiões Alcides Branco, de Curitiba, e Dr. Rami Lutfi, dos Estados Unidos, concluíram os procedimentos em dois pacientes. Os procedimentos foram realizadas no bloco cirúrgico do HDP, um dos principais hospitais do Sul do país e que possui o certificado de Excelência em Cirurgia Metabólica pela STC - Surgical Review Corporation. 

Sediado no Centro de Eventos da AMRIGS, o B.E.S.T foi realizado  em Porto Alegre, 15 anos após edição de 2007 ocorrida também no HDP. Em 2022, teve os procedimentos transmitidos ao vivo e com comentários simultâneos de autoridades nacionais e internacionais, direto da AMRIGS.

A coordenação regional do B.E.S.T. foi do Dr. Renato Souza que está há 42 anos no Divina Providência. Ele é considerado case mundial na área. Pelo Divina, já realizou 6.750 cirurgias bariátricas. “O B.E.S.T 2022 foi um sucesso. Foram realizados procedimentos novos, tanto com as cirurgias robóticas e cirurgias na área de laparoscopia, que foram inovadoras, realizadas por cirurgiões internacionais. São procedimentos que provavelmente serão utilizados a partir de agora, pela nossa equipe e demais cirurgiões nos centros de excelência do Brasil. É um avanço na área da cirurgia bariátrica e metabólica muito importante.” explica

O evento também foi muito importante para o Hospital Divina Providência. O HDP é referência em cirurgia metabólica por conta do seu Centro Integrado de Tratamento da Obesidade e Cirurgia Metabólica (CITOM). O Diretor Técnico do Divina, Dr. Willian Dalprá, comenta a relevância do evento para a instituição gaúcha. “Sediar o BEST representa a consolidação do protagonismo e da excelência em cirurgias bariátricas para o HDP. Dos seus 53 anos, há pelo menos 32 deles, já se realizam estes procedimentos no hospital. A casuística, uma das maiores do Brasil, permitiu a aquisição de desempenho e desfechos clínicos comparados aos melhores centros internacionais. Nossa  estrutura, bloco cirúrgico moderno, eficiente e seguro, com tecnologia de última geração, e, o processo assistencial do HDP em relação a esta linha de cuidado - que não negocia a excelência como premissa assistencial - permitiram a construção deste referencial, agora reconhecido internacionalmente com o BEST.” comenta.

Participaram cirurgiões de países como Canadá, Israel, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, México, Argentina, Chile, Colômbia e Paraguai.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora