Notícias

09/06/2022

Seis cirurgias bariátricas transmitidas ao vivo do HDP no primeiro dia do B.E.S.T.

Evento é um dos maiores do mundo na especialidade e reúne especialistas de vários países em Porto Alegre

Seis cirurgias bariátricas foram realizadas nesta quinta-feira, 9, no Hospital Divina Providência e transmitidas ao vivo para os participantes do B.E.S.T. 2022 - Bariatric Endoscopy Surgery Trends, iniciado pela manhã no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). Este é um dos principais eventos de cirurgia bariátrica no mundo.

As atividades do B.E.S.T., que se estenderão até a manhã de sábado, 11, foram abertas pelo coordenador do evento e do Centro Integrado de Tratamento da Obesidade e da Cirurgia Metabólica (CITOM) do HDP,  Dr. Renato Souza, e pelo Dr. Nilton Tokio Kawahara, idealizador do B.E.S.T.

Procedimentos

Pela manhã, três pacientes - duas mulheres e um homem, foram submetidos às cirurgias, realizadas pelos médicos Carlos Vaz (Portugal), Camilo Boza (Chile) e Andrey Carlo (SP). Atuaram como auxiliares os médicos Rafael Rosito, Rodrigo Buhler e Lucas Rossi. 

À tarde, os pacientes foram dois homens e uma mulher, operados pelos cirurgiões Renato Souza (RS), Nílton Kawahara (SP) e Alcides Branco (PR), tendo como auxiliares os médicos Rafael Rosito, Rodrigo Buhler,  Luiz De Carli, Luís Gustavo e Renata Carvalho da Silva. 

Os procedimentos foram Revisional Sleeve para Bypass Gástrico, Sleeve, Bypass Gástrico em Y-de-Roux, Revissional Duodenal Switch e Interposição Ileal. No total, cerca de 20 cirurgiões realizarão as cirurgias em 15 pacientes.

O  HDP possui o certificado de Excelência em Cirurgia Metabólica pela STC - Surgical Review Corporation. 

O B.E.S.T. é uma realização da AMRIGS e do Hospital Divina Providência e conta com apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica e Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul. 

Programação, participantes e informações gerais em https://best.med.br/

Fotos de Giulia Specht Castilhos e Raquel Bataioli Flores

Confira outras notícias