Notícias

13/05/2022

Rede de Saúde Divina Providência completa 10 anos de atuação integrada

14 de maio marca uma década da RSDP

Compartilhe:

Há 10 anos, no dia 14 de maio, nascia a Rede de Saúde Divina Providência (RSDP). O novo modelo administrativo integrado reuniu os hospitais Divina Providência, Independência, São José e Santa Isabel, além do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares 1º de Maio  (ATNC). Em janeiro de 2019, O Hospital Estrela, de Estrela, integrou-se à Rede e, a partir de 2020, 34 unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre também se juntaram à RSDP. 


A mantenedora da Rede, a Sociedade Sulina Divina Providência, adaptou-se aos novos tempos e adotou a gestão compartilhada, contudo descentralizada, visando à eficiência do serviço médico-assistencial, ao bem-estar dos pacientes e à integração das equipes. Todos seus serviços e ações são focados no propósito de oferecer cuidado amoroso à vida das pessoas, fiel à missão da Congregação das Irmãs da Divina Providência. 


“Caminhos da fraternidade”


A presidente da SSDP, Irmã Inês Pretto, define uma rede assistencial como ter, formar e ser uma unidade de gestão. “Ser Rede é estar livremente amarrado”, compara. Ao falar sobre a primeira década da RSDP, ela reforça que sem pertença e sem liberdade, não há crescimento. “Sem liberdade, não há fraternidade. E ser Rede Divina Providência passa por caminhos da fraternidade. É estar próximo do outro, sem invadir ou ser invadido. É ultrapassar o ‘meu’ para chegar ao ‘nosso’. É superar-se para fazer o melhor, sem esperar aplausos ou reconhecimento. É confiar que, juntos, iremos mais longe mesmo que, sozinhos, possamos andar mais rápido”, reflete Irmã Inês.


Indicadores


Em 2021,  a Rede de Saúde Divina Providência realizou mais de 700 mil atendimentos. Foram mais de 26 mil internações, 803 mil exames diagnósticos, 4,3 mil partos, 264 mil sessões de fisioterapia, 20 mil cirurgias e 303 mil pessoas assistidas nas unidades de saúde da Capital.


Atividades em Rede


Os hospitais e unidades de saúde realizaram dinâmicas em grupo para celebrar os dez anos. Em uma delas, o colaborador atirava um novelo de lã ou rolo de barbante para o colega e quem o  pegasse, dizia uma palavra para definir o que considera uma rede, formando uma grande “teia”. Também responderam um Quiz para que testassem seus conhecimentos a respeito da RSDP.

Confira as fotos da dinâmica realizada em nossa galeria.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora