Notícias

11/05/2022

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da RSDP é atração da Semana da Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Foram abordadas a implementação e desafios das PICS nas unidades de saúde, além da premiação Top Ser Humano 2021

Compartilhe:

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), da Rede de Saúde Divina Providência, foram atração da programação da 32ª Semana da Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).  Na live 16º Espaço da Alma, transmitido no canal oficial do HCPA na terça-feira (10), participaram o coordenador do setor de Responsabilidade Social, Marsam Alves de Teixeira, e a supervisora do Ambulatório de Terapias Naturais Complementares (ATNC) 1º de Maio, Débora Arregui Risch. 

No evento, foram abordadas a implementação e os desafios das PICS nas unidades de saúde da RSDP. Além disso, os representantes abordaram a premiação do Top Ser Humano, com a ação “Qualidade de vida ao cuidador na pandemia: ações integradas”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) do Rio Grande do Sul. A ação foi desenvolvida em função da pandemia de Covid-19, quando a RSDP identificou necessidade de investir no suporte e na promoção da saúde dos trabalhadores. As ações integradas diagnosticaram diversos problemas a serem resolvidos, como o desgaste emocional e estresse excessivos com a pandemia, o medo de contaminação, entre outros. Com isso, o Programa reuniu as áreas de Nutrição, RH, Psicologia e Psiquiatria e promoveu diversas ações de acolhimento aos colaboradores.

Sobre as PICS

As PICS são tratamentos terapêuticos que buscam prevenir doenças e recuperar a saúde. Dão ênfase à escuta acolhedora, ao desenvolvimento do vínculo terapêutico e à integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Na RSDP,  beneficiam, atualmente, pacientes das UTIs Adulto e Neonatal do HDP, os usuários das unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde e do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC), além dos colaboradores dos cinco hospitais da Rede.


Para saber mais, acesse: https://divinaprovidencia.org.br/noticias/2021/10/22/rede-de-saude-divina-providencia-vence-top-ser-humano-e-top-cidadania-da-abrh-rs/#:~:text=A%20Rede%20de%20Sa%C3%BAde%20Divina,na%20pandemia%3A%20a%C3%A7%C3%B5es%20integradas%E2%80%9D.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora