Notícias

10/02/2022

Cultivo de hortas nas unidades de saúde incentiva a boa alimentação

Compartilhe:

A iniciativa do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC), de cultivar verduras, legumes e frutas, inspirou o projeto “Saúde na Horta: Resgatando Saberes'', que já funciona em nove unidades de Atenção Primária à Saúde gerenciadas pela Rede de Saúde Divina Providência em Porto Alegre. São elas: Cruzeiro do Sul, Divisa, Cristal, Herdeiros, Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora das Graças, Campo da Tuca, Osmar Freitas e 1° de Maio.


A proposta é desenvolver hortos comunitários para o cultivo de hortaliças, ervas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS). O plantio, iniciado em dezembro de 2021, já mostra resultados. Nas hortas, crescem diversos tipos frutas, legumes e temperos.


Nas hortas, os usuários e colaboradores das unidades de saúde têm a oportunidade de praticar os cuidados com a terra e com a alimentação. Além disso, tornam-se agentes da cultura da alimentação saudável e do autocuidado em suas comunidades. 


O “Saúde na Horta: Resgatando Saberes” conta com o apoio do Fundo Social do Sicredi e do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) da Prefeitura da Capital.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora