Notícias
10/02/2022
Cultivo de hortas nas unidades de saúde incentiva a boa alimentação
Compartilhe:
A iniciativa do Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares (ATNC), de cultivar verduras, legumes e frutas, inspirou o projeto “Saúde na Horta: Resgatando Saberes'', que já funciona em nove unidades de Atenção Primária à Saúde gerenciadas pela Rede de Saúde Divina Providência em Porto Alegre. São elas: Cruzeiro do Sul, Divisa, Cristal, Herdeiros, Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora das Graças, Campo da Tuca, Osmar Freitas e 1° de Maio.
A proposta é desenvolver hortos comunitários para o cultivo de hortaliças, ervas medicinais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS). O plantio, iniciado em dezembro de 2021, já mostra resultados. Nas hortas, crescem diversos tipos frutas, legumes e temperos.
Nas hortas, os usuários e colaboradores das unidades de saúde têm a oportunidade de praticar os cuidados com a terra e com a alimentação. Além disso, tornam-se agentes da cultura da alimentação saudável e do autocuidado em suas comunidades.
O “Saúde na Horta: Resgatando Saberes” conta com o apoio do Fundo Social do Sicredi e do Centro Agrícola Demonstrativo (CAD) da Prefeitura da Capital.
Compartilhe: