Notícias
16/11/2021
Hospitais Divina Providência e Independência conquistam nível máximo de Acreditação da ONA
Compartilhe:
Instituições da Rede de Saúde Divina Providência iniciaram o processo de acreditação hospitalar em 2016
Os hospitais Divina Providência e Independência alcançaram o nível máximo de Excelência de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a ONA 3 (veja os certificados em anexo). A trajetória se iniciou em 2016 e, desde então, as instituições, que fazem parte da Rede de Saúde Divina Providência (RSDP), passaram a aprimorar seus processos, culminando com o certificado máximo de Segurança do Paciente e Qualidade.
A avaliação da ONA é dividida em três níveis. O nível 1 tem como foco padrões e requisitos que envolvem segurança, o nível 2 é dedicado aos processos e à gestão integrada, e o nível 3 atesta a excelência em gestão. De acordo com a ONA, instituições acreditadas com o nível de Excelência (ONA 3) já devem demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. O selo tem validade de três anos, com visitas anuais de monitoria.
Comprometimento consciente dos profissionais fez a diferença no HDP
A enfermeira intensivista do Hospital Divina Providência (HDP), Naira Zanata Soccol, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição há quase 10 anos, pôde acompanhar o processo de acreditação hospitalar desde o início. Ela salienta que o comprometimento dos profissionais fez toda a diferença.
“Desde o início, sempre tivemos a plena participação dos funcionários, o que, no meu ponto de vista, torna-se um dos critérios primordiais para o processo de acreditação dentro de uma organização hospitalar. Todos nós assumimos responsabilidades diretas e extremamente valorizadas no processo de acreditação”, afirma.
Naira afirma que, no período, os profissionais enfrentaram muitos obstáculos em busca do nível máximo na qualidade dos serviços prestados. “Tivemos, além de adequações estruturais, um forte e consciente comprometimento dos profissionais que compõem a estrutura organizacional hospitalar. Quando conquistamos o selo da Acreditação Nível 3, nos sentimos extremamente gratos por todo o esforço dedicado, pois a equipe tinha um único objetivo: a excelência na qualidade de atendimento”, enfatiza.
Capacitações e engajamento de todos: o diferencial no HI
O secretário de Posto do Hospital Independência (HI), Everton Luis de Souza, celebra a conquista, e explica que ela passa por “muitos braços”. De acordo com ele, a certificação foi possível graças às equipes envolvidas e comprometidas, além de ambiente favorável e organizado, com engajamento geral da administração
“Esses são pontos fortes e agregadores. Há “muitos braços” para alcançar essa meta, com o preenchimento dos requisitos e padrões da ONA, tais como educação continuada, treinamentos recorrentes, orientações e capacitações frequentes, comissões que avaliam e, permanentemente, fazem redirecionamentos se necessário aos processos. São passos importantes que permitem chegar às metas propostas”, detalha.
O secretário enfatiza os valores da instituição como alicerces fundamentais para as conquistas. “Os valores bem estruturados, sempre norteados pelo Carisma das Irmãs e cuidado humanizado, são pilares indestrutíveis dessa instituição. O Hospital Independência se enche de orgulho e satisfação de alcançar esse nível de certificação. Sabemos que grandes conquistas precisam ser sedimentadas, mas sabemos também que o capital humano é o alicerce da instituição”, finaliza.
Como foi alcançado o nível mais alto de Acreditação Hospitalar:
2016: Inicia-se a jornada da Acreditação para os hospitais Divina Providência e Independência. Foi feito um desafio de preparar, em 12 meses, as duas instituições para o processo de avaliação
2017: Recebemos a certificação de Acreditação (ONA I), e um projeto de trabalho de 2 anos para mudança de nível
2019: Os hospitais são avaliados e certificados como Acreditado Pleno (ONA II).
*No mesmo ano, começou a fazer parte da RSDP o Hospital Estrela, instituição que possuía Acreditação (ONA I).
2020: O Hospital Estrela foi avaliado e passou a ser Certificado Pleno (ONA II).
2021: Todo o esforço e evolução das instituições do RSDP, na busca contínua da segurança e qualidade da assistência prestada, foram coroados em 2021, quando o HDP e o HI passam a ser reconhecidos como Instituições Acreditadas com Excelência (ONA III), o ápice da certificação da ONA.
Compartilhe: