Notícias

03/11/2021

Congregação das Irmãs da Divina Providência celebra aniversário rumo aos 180 anos

Compartilhe:

A Congregação das Irmãs da Divina Providência completa 179 anos nesta quarta-feira, 3. Para comemorar a data e marcar o início da trajetória rumo aos 180 anos, todas as unidades da Rede de Saúde Divina Providência realizaram celebrações especiais.

No Hospital Divina Providência, o Tríduo Conexão Divina se iniciou com missa em homenagem aos 179 anos e abertura dos 180 anos da Congregação. Na quinta-feira, 4, Dia de Conexão Divina, estão programadas “estações” em diversos horários, momentos em que as Irmãs interagem com os colaboradores por meio de orações e cânticos em todos setores do hospital. Às 13h30, haverá apresentação da Banda da Brigada Militar, bênção do padre Sérgio Endler, Flash Mob às 15h, seguido de estações. Na sexta-feira, 5, repetem-se as estações e às 11h15, terá almoço festivo.  

O Hospital Independência teve missa, encenação da história inicial da Congregação e homenagem às religiosas com a entrega de flores.

O Hospital Estrela foi decorado com balões e cartazes para lembrar o aniversário. Também houve celebração religiosa, as Irmãs entoaram hinos e participaram de um chá à tarde. 

No Hospital São José, as Irmãs, colaboradores e pacientes cantaram parabéns à Congregação. A data também foi celebrada com missa e um cortejo pelos corredores conduzindo velas e a imagem do fundador, padre Eduardo Michelis.

No Hospital Santa Isabel, também houve missa, as Irmãs participaram de confraternização e receberam flores. 

O início

Motivado pela miséria social, pelo desamparo físico e intelectual e pelas necessidades das crianças e dos órfãos da cidade alemã de Münster, o sacerdote Eduardo Michelis resolveu iniciar, com a ajuda de amigos, uma nova Congregação Religiosa para proporcionar lar e educação aos necessitados. 

Para isso, reuniu algumas jovens que perceberam o chamado à Vida Religiosa e que estavam dispostas a assumir esse trabalho. Foi com base na generosidade e no amor ao próximo que nasceu a Congregação das Irmãs da Divina Providência.


Atuação em quatro continentes


A Congregação, com sede geral na Alemanha, ultrapassou os limites da Europa e se estendeu para outras partes do mundo. No Brasil, está presente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Maranhão, Rondônia, Rio Grande do Norte, Bahia e Goiás. Atua nas áreas de assistência social, saúde hospitalar, práticas complementares à saúde, educação e serviço apostólico. 

A Rede de Saúde Divina Providência leva a Congregação no seu nome e conta com a presença das Irmãs no dia a dia de trabalho.


Mensagem


“Em 2022, a Congregação celebra 180 anos de sua existência. Em 2021 as Irmãs celebram os 179 anos na gratidão e abrem a caminhada rumo aos 180 anos no compromisso de atualizar e viver o Carisma. Esse compromisso na Rede de Saúde Divina Providência se expressa por meio dos serviços na área da Saúde, levando em frente os valores pelos quais essa história teve seu início e chega até nós.

Entre esses valores, destacam-se, evidentemente, a confiança e a fé na Providência. Valores que se expressam no conjunto de outros que, ao longo dos 179 anos, asseguraram a continuidade da Instituição Religiosa: trabalho conjunto e articulado com outras pessoas e instituições, vida simples e sóbria, compromisso com os mais necessitados, participação responsável na vida e nos trabalhos da Congregação, abertura para atender a novas necessidades, disponibilidade e gratuidade na missão que lhes é confiada.”

Ir. Inês Pretto

Presidente da Sociedade Sulina Divina Providência

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora