Notícias

19/10/2021

Rede de Saúde Divina Providência adota tecnologia para reduzir variabilidade clínica

Compartilhe:

UpToDate é utilizada nos Hospitais Divina Providência, Independência e São José

A Rede de Saúde Divina Providência (RSDP) ampliou o uso da ferramenta UpToDate, que agora também auxilia nas estratégias de redução da variabilidade clínica. A tecnologia, desenvolvida pela empresa Wolters Kluwer, é utilizada pela para auxílio à tomada de decisão médica desde 2013, no Hospital Divina Providência, e desde 2018, nos hospitais Independência e São José, de Arroio do Meio.

No Hospital Divina Providência, a tecnologia é usada na Residência Médica; no Hospital Independência, nas áreas de Traumatologia e de Ortopedia; e no Hospital São José, de Arroio do Meio, para auxiliar residentes de Psiquiatria.

O diretor técnico do Hospital Divina Providência, médico Willian Dalprá, afirma que o maior desafio dos hospitais está relacionado à adaptação ao novo contexto mercadológico de saúde, que exige um gerenciamento cada vez mais efetivo, tanto do ponto de vista do resultado assistencial, e da auto sustentabilidade, quanto da efetividade clínica.

“A variabilidade clínica tornou-se um ponto fundamental a ser priorizado no HDP. Quando reduzimos a variabilidade, conseguimos, no médio prazo, obter melhor desfecho assistencial, melhores resultados assistenciais para o paciente, um cuidado mais centralizado de fato nas suas necessidades e ainda avaliar a performance médica, oferecendo de fato uma oportunidade de crescimento e de ciclos de melhoria”, afirma.

Medicina baseada em evidências

A medicina baseada em evidências é um movimento que usa evidências científicas validadas para a aplicação de seus resultados na prática clínica. Defende que se adote como conduta médica somente aquilo que é respaldado cientificamente por métodos exaustivos e evidenciada por meio de diversos fatores, dentro da visão clínica do profissional.

Marcelo Lancerotti, gerente nacional da unidade de Efetividade Clínica da Wolters Kluwer Health no Brasil, ressalta a importância da medicina baseada em evidências para os hospitais.  “A tecnologia oferece aos médicos informações de qualidade que auxiliam na tomada de decisão de maneira rápida, assertiva e fundamentada em uma melhor evidência científica”, diz.

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doe Agora