Notícias

23/09/2021

"Todos temos o compromisso de proteger as crianças, mulheres e jovens contra o tráfico de pessoas"

O Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, 23 de setembro, serve de alerta para a ocorrência desses crimes. No Brasil, a Rede Um Grito pela Vida no Brasil, fundada em 2004, tem o objetivo de fazer algo pelas crianças e mulheres traficadas no mundo.

A Rede do é constituída por religiosas(os) de diversas regionais e de congregações, e um grande e significativo grupo de leigos(as) de variadas culturas e de diferentes denominações religiosas. É um projeto da Conferência dos Religiosos(as) do Brasil, aberta e atuante de forma descentralizada e articulada com as organizações, além de manter parcerias com diversos grupos, entidades e iniciativas afins. Está presente em 22 estados com 28 núcleos.

O que podemos fazer

A coordenadora da Rede Um Grito pela Vida no Brasil, Irmã da Divina Providência Valmí Bohn, afirma que “todos temos o compromisso de cuidar, de prevenir e de proteger as nossas crianças e adolescentes, jovens e mulheres contra o tráfico de pessoas.” Sobre o que se pode fazer, ela responde: conhecer e dar conhecimento sobre o crime do tráfico humano; romper o silêncio colocando o tema na pauta de nossas conversas; denunciar; fortalecer as redes de proteção; lutar por políticas públicas eficazes; cultivo de valores na família e na sociedade; trabalhar as causas do tráfico humano, do abuso e da exploração sexual.

Raízes profundas

A Ir. Valmí avalia que "o tráfico de pessoas funciona como parte de um sistema que tem três raízes profundas que precisamos eliminar - o poder econômico que usa a ganância como critério, a miséria que faz com que, para quem não tem nada, qualquer serviço vale mais que nenhum e a impunidade que incita a continuar sempre reproduzindo o ciclo vicioso." Ela acrescenta que os pilares auxiliares são a corrupção, a discriminação, o preconceito, a indiferença, a exclusão e as inúmeras violências, entre outros fatores.

https://www.facebook.com/redeumgritopelavida/videos/335596647555979/?extid=NS-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&ref=sharing

Confira outras notícias