Notícias
04/03/2021
LINHA DE FRENTE HSI: "Estamos lutando todos os dias"
Compartilhe:
“O empenho de todos, nesse momento, é sobre-humano. Sentimos o desespero no olhar de cada colega. Estamos lutando, todos os dias”
“Aos poucos, estamos vendo o inimigo avançar e nos vencer, levando amigos, levando familiares, colegas.” Esse é o sentimento do Dr. Luciano Garcia dos Passos, 41 anos, médico da linha de frente do Hospital Santa Isabel, em Progresso.
“Hoje, praticamente, não temos mais onde colocar os pacientes que precisam. Estamos quase no limite de ter de escolher quem entra, quem sai, quem vive, quem morre. Isso, para nós, é um absurdo. Acordamos para trabalhar sem saber o que vai acontecer, como isso vai terminar, que hora vamos voltar.” desabafa.
Formado em 2005, a reflexão, neste momento, faz com que ele lembre que jamais imaginou passar por isso em algum momento. “Não fomos treinados para enfrentar uma situação desta magnitude. Nem tecnicamente, nem emocionalmente. O cansaço, a fadiga e a exaustão são absurdas.” explica.
Por isso, o cuidado neste momento é imprescindível. Evite aglomerações, use máscara, não esqueça da higienização das mãos. Lembre-se, estamos aqui por vocês. “Estamos perdendo colegas, estamos longe da família. Tentando consertar o motor do carro com ele ligado. Estamos no meio do olho do furacão.” conta.
Dr Luciano Passos
Médico da linha de frente
Hospital Santa Isabel
Compartilhe: