Notícias

28/04/2020

Problemas de joelho têm solução

Texto: Bruna Gandolfo/Foco

Compartilhe:

o Hospital São José (HSJ), um dos problemas mais tratados na Ortopedia é a lesão do ligamento cruzado anterior do joelho, uma das lesões mais comuns. Este ligamento está no interior do joelho e impede que a tíbia se desloque para frente do fêmur, para que possamos caminhar, além de conferir estabilidade rotacional. Das 612 cirurgias ortopédicas realizadas na instituição em 2019, 131 foram de joelho, feitas pelo cirurgião ortopédico Eduardo Otharan. Ele revela: “atletas de esportes de alta demanda, como o futebol, lutas e o basquete, têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos cruzados anteriores”.

O cirurgião alerta para os sintomas como dor e inchaço. “Sem tratamento, o inchaço e a dor passarão sozinhos. Mas, se tentar retomar as atividades físicas, o joelho, provavelmente, ficará instável (com falseio), o que pode causar novos danos na cartilagem de amortecimento (menisco).” Também a amplitude de movimento é reduzida e há sensibilidade ao longo da linha da articulação. O último sinal é o desconforto ao caminhar.

“Quando este ligamento é lesionado, é grande a chance de que a cirurgia seja necessária para recuperar as funções do joelho. Ela dependerá de vários fatores: a gravidade do ferimento e o nível de atividade do paciente”, diz Otharan. Atletas jovens, envolvidos em esportes de agilidade precisarão, provavelmente, de cirurgia para voltar à prática. Pessoas menos ativas, normalmente com mais idade, podem ser tratados sem cirurgia.

Outro procedimento frequente no São José é a videoartroscopia para tratamento e diagnóstico das patologias intra-articulares. São as lesões meniscais, ligamentares e  condrais (da cartilagem). 

A técnica consiste em abordar a articulação, por meio de pequenas incisões (cortes) com introdução de um instrumento ótico ligado à uma microcâmera HD, e instrumentos cirúrgicos apropriados à videocirurgia. “As incisões são muito pequenas, normalmente inferiores a 5 milímetros. Por ser minimamente invasiva, a videoartroscopia proporciona menor tempo de recuperação”, finaliza o especialista.

O São José oferece os profissionais mais qualificados e as técnicas mais avançadas no tratamento deste tipo de lesão. Se for seu caso, procure o hospital para resolver o problema!

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação