Notícias
22/07/2019
Hospital Divina Providência promove evento aberto sobre técnica pioneira
Evento contará com a presença de especialista suíço
Texto: Bruna Gandolfo/Foco
Compartilhe:
A Linha de Cuidado de Cardiologia do Hospital Divina Providência (HDP) promoverá, em 5 de agosto, um workshop em CTO - Oclusões Coronarianas Crônicas - que são obstruções completas nas artérias coronárias com consequentes sintomas de dor no peito, isquemia e potencial comprometimento da função cardíaca. Trará sua expertise e será proctor do evento, um pioneiro nesta técnica, o Dr. Daniel Weinlenmann, chefe do Laboratório de Hemodinâmica do Kantosspital St. Gallen e diretor do Setor de CTO e Angioplastias Complexas do Hospital da Universidade de Zurich, na Suíça.
Ao contrário das obstruções habituais que ocorrem nestas artérias, as CTOs são lesões mais complexas e de difícil tratamento, necessitando de técnicas específicas, denominadas de recanalizações percutâneas quando são feitas pela via endovascular. Nos últimos anos, estes procedimentos têm sido mais crescentemente utilizados em todo o mundo, já que foram desenvolvidas técnicas e materiais especiais para estes casos, com a possibilidade de oferecer aos pacientes um tratamento menos invasivo e com grande eficácia. No Brasil, alguns centros têm se capacitado para realizar este tratamento.
"O mais importante é que ela utiliza a abordagem pelo braço ou pela perna, evitando a necessidade de cirurgias cardíacas de maior porte, sendo que a principal indicação destes procedimentos é para melhorar os sintomas que os pacientes apresentam e/ou resolver a isquemia miocárdica", explica o responsável técnico da Unidade Endovascular do HDP, Dr. Alexandre Quadros, que coordenará as atividades. Além da parte teórica, os participantes poderão acompanhar o procedimento sendo aplicado em pacientes do HDP. Os participantes serão a equipe da Unidade Endovascular do HDP e cardiologistas intervencionistas interessados.
O QUÊ: Workshop em CTO
QUANDO: 5 de agosto, das 8h às 18h
ONDE: Unidade Endovascular do Hospital Divina Providência (Rua da Gruta, 145)
ENTRADA FRANCA
Compartilhe: