Notícias
11/09/2018
HDP promove ações para reforçar o Protocolo Cirurgia Segura
Texto: Maria Amélia Vargas
Compartilhe:
Instrumento fundamental para tarefas de complexidade e repetição, como as condições necessárias para a entrada do paciente no Centro Cirúrgico, um Check List criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) garante que o procedimento ocorra de forma segura. Por isso, o Hospital Divina Providência promove ações para reforçar o Protocolo de Cirurgia Segura.
Para estimular e garantir a participação das equipes neste processo, o Setor de Gestão de Risco do hospital elaborou um banner com informações sobre os procedimentos e um jogo dos “25 erros no em sala cirúrgica”.
A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto.
Fique por dentro dos procedimentos que são executados:
TIME OUT – Antes da indução anestésica, pausa para conferir os itens de segurança do protocolo na presença da equipe de enfermagem, anestesista e, pelo menos, um membro da equipe cirúrgica.
TIME OUT – Antes da incisão cirúrgica, pausa para conferir os itens de segurança do protocolo na presença equipe de enfermagem, anestesista e equipe cirúrgica completa.
CHECK OUT – Antes de o paciente sair da sala, pausa para conferir os itens de segurança do protocolo.
MARCAÇÃO DO SÍTIO CIRURGICO – Garantia de que a cirurgia seja feita no local correto.
TERMOS DE CONSENTIMENTO DA CIRURGIA E ANESTESIA – Todas as informações necessárias são comunicadas ao paciente/família.
Compartilhe: