Notícias
30/11/2017
CTI Adulto do Divina está preparado para a Alta Complexidade Assistencial
Compartilhe:
Suporte ventilatório avançado, complexos métodos de substituição renal, previsibilidade das etapas e níveis assistenciais. Estas são algumas qualidades do CTI Adulto do Hospital Divina Providência que, além de oferecer o suporte intensivo pleno e de alto nível aos pacientes graves e complexos, protagoniza a espinha dorsal da Linha de Cuidado do Paciente Crítico. O CTI Adulto também enfatiza a redução de infecções associadas aos cuidados, com especial preocupação com a segurança do paciente. As equipes, em número adequado e qualificadas técnica e humanamente, tomam estas providências através de ferramentas de checagem diária e protocolos gerenciados.
Da esquerda para a direita, Dr. Vinícius Morais, o gerente Médico do CTI Adulto, Dr. William Dalprá, e o Dr. Pablo Richter
O médico intensivista Pablo Richter, conta que atuar num CTI o realiza profissionalmente por duas razões principais. “Como os pacientes são graves, temos um retorno mais rápido sobre a nossa atuação na recuperação de cada um deles, e, precisamos interferir com conhecimento de vários segmentos da Medicina”, resume. Sobre a estrutura do CTI Adulto do Divina, Dr. Pablo assegura que a instituição está entre as melhores de Porto Alegre. “Os equipamentos são muito bem instalados e todas as equipes são capacitadas. Conseguimos fazer Medicina de Ponta”, frisa.
Equipamentos adequados e equipes treinadas
Para o Dr. Vinícius Morais, especialista em Medicina Interna e Terapia Intensiva, o que o levou para a especialidade foi o fato da Medicina Intensiva estar no meio do caminho entre as especialidades clínicas e cirúrgicas. “É um grande desafio cuidar de pacientes graves diferentes. Precisamos reverter os piores quadros de várias áreas”, exemplifica. Sobre o padrão do CTI Adulto do Divina, Dr. Vinícius também é taxativo em afirmar que está entre os melhores da cidade. “Há muitos anos temos melhorado bastante o nível assistencial, com treinamento contínuo de pessoal e a aposta da Direção em mais médicos intensivistas”, relata.
Os dois profissionais ainda salientam a estrutura do Hospital para realizar procedimentos após a estabilização do paciente. “Temos um Centro de Diagnóstico por Imagem com alta tecnologia que inclui equipamentos de Tomografia e Ressonância Magnética de última geração. Da mesma forma, dispomos de um ótimo Bloco Cirúrgico e uma Unidade Endovascular com alta qualidade para serem acionados sempre que for necessário”, conclui Dr. Pablo.
Perfil
Dr. Vinícius Daudt Morais – Graduado em Medicina pela Ufrgs em 2004, cursou Residência em Medicina Interna, Cardiologia e Medicina Intensiva no Hospital Conceição e Instituto de Cardiologia. É pós-graduado em Epidemiologia pela Ufrgs.
Dr. Pablo Richter- Graduado em Medicina pela FURG (Fundação Universidade de Rio Grande), em 2010. Concluiu a Residência em Medicina Interna e Terapia Intensiva no Hospital Conceição, em Porto Alegre, em 2015.
Conteúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação
Fonte:
Compartilhe: