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26/08/2017
Avaliadores do IQG validam melhorias implementadas após a Certificação ONA nos hospitais Divina e Independência
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O alinhamento entre as áreas e os acordos de impacto na organização dos processos internos. Estes são alguns dos novos desafios do Hospital Divina Providência nos próximos meses na busca pela Certificação ONA II. A informação é do enfermeiro Alex Pereira, coordenador do Serviço de Qualidade, Segurança e Cuidado da Rede de Saúde Divina Providência após a visita da equipe acreditadora Organização Nacional de Saúde (ONA) do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), realizada nos dias 8 e 9 de agosto no Divina e nos dias 10 e 11 no Independência.
A coordenadora-geral das Áreas Assistenciais do Divina, enfermeira Fabiane Fengler, avalia que o processo de acreditação é um trabalho contínuo que permite aprimorar o conceito de qualidade e segurança do paciente. “Atuando em todas as áreas do Hospital, visa despertar nas pessoas a compreensão de que tudo está interligado, estabelecendo práticas cada vez mais seguras”, ressalta. A enfermeira destaca a importância que cada profissional tem neste processo, independente da sua área de atuação, seja na assistência direta ao paciente ou nas áreas de apoio.
Refinamento das ações
O enfermeiro Alex explica que, desde o recebimento da Acreditação ONA I, em dezembro de 2016, o Divina vem melhorando os serviços e a estrutura oferecida aos pacientes. Na ocasião, o IGQ indicou vários itens a serem melhorados tais como o controle de acesso e a implementação do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR). “Avançamos nestes quesitos e agora estamos na fase do refinamento das ações”, resume.
Alex conta que os avaliadores do IQG, Revétria Portela Lazarin, Karen Lopes e Geraldo Cândido (na foto com lideranças do Divina) mostraram que houve um crescimento das equipes e há maior maturidade para implantar as melhorias indicadas. “Os processos da acreditação são constantes e sempre existem pontos a melhorar”, frisa Alex. Os avaliadores elogiaram o trabalho realizado até aqui, ponto fundamental para a conquista da Certificação ONA II, no final de 2018.
Independência também alcança objetivos
O Hospital Independência esteve em processo de avaliação pelos representantes do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) nos dias 10 e 11 de agosto. “Na ocasião, tivemos a grande satisfação de entender que nossos processos estão andando de forma adequada e com grandes melhorias, alcançando os objetivos esperados”, define a enfermeira Maria Elenice Dalla Nora, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do HI.
Maria Elenice afirma também que a instituição vai continuar trabalhando de forma consistente e com o olhar para as ações que ampliem a qualidade assistencial. “Temos várias frentes de melhorias que trabalharemos de forma intensa para aprimorarmos ainda mais o nosso atendimento”, finaliza a enfermeira.
Condeúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação
Fonte: Texto e fotos: Elisa Pegoraro Edição: Adelar de Oliveira
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