Notícias
26/07/2017
A prevenção ainda é a melhor maneira de se tratar a depressão no trabalho
Compartilhe:
“Depressão do Trabalho” foi o tema apresentado pelo psicólogo Fernando Previdelli na terça-feira, dia 25 de julho, durante a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada no Auditório Pe. Eduardo Michelis. O profissional é responsável pelas Unidades de Adolescentes Masculino e Feminina da Clínica Psiquiátrica São José, de Porto Alegre.
Fernando enfatizou a necessidade das pessoas serem resilientes para combaterem o estresse, causa da depressão em muitos trabalhadores. “É fundamental desenvolvermos maneiras de lidar com os problemas de forma adequada”, resumiu. O psicólogo lembrou que os fatores estressores geram ansiedade que, via de regra, traz consigo doenças físicas e mentais. “A ansiedade aumenta o ritmo cardíaco, a frequência respiratória e contrai os vasos periféricos, potencializando as enfermidades”, afirmou.
O palestrante citou a ingestão de medicamentos e álcool, o consumo de cigarros e drogas e os medos de cada pessoa como causas da ansiedade. “O medo é um estado de alerta demonstrado pelo receio de se fazer alguma coisa, geralmente porque a pessoa se sente ameaçada fisicamente ou psicologicamente”, frisou. Fernando concluiu salientando a necessidade de se tratar preventivamente a depressão no trabalho – e as Doenças Mentais como um todo – em função da grande dificuldade de se ministrar tratamentos resolutivos depois da doença consumada.
Confira abaixo a programação da SIPAT até o encerramento.
Programação
Quarta, dia 26
8h às 17h30min: Auriculoterapia e Ventosas - Sala da pastoral; Reike - Sala da Medica do Trabalho; Medição de pressão e HGT - entrada dos funcionários, junto ao Ponto;
7h e 14h: Yoga - Sala de Apoio
10h e 15h: Meditação - No Auditório
11h e 16h: Biodança - Sala de apoio
Quinta, dia 27
10h - Dra. Niura Noro -“Aids e DST” – No Auditório
Sexta, dia 28
15h30min: Psicólogo Guilherme Poletto - "Amor e suas Vicissitudes" – No Auditório
Condeúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação
Fonte: Texto e foto: Adelar de Oliveira
Compartilhe: