Notícias

17/07/2017

Divina cria mecanismo para regulação de leitos de internação

Compartilhe:

Otimizar a utilização de leitos em sua capacidade máxima dentro dos critérios técnicos estabelecidos; Reduzir o tempo de espera para alocação de pacientes em leitos de internação e agilizar a liberação de leitos após a prescrição da alta. Estes são alguns dos objetivos do Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR), criado no último dia três de julho, no Hospital Divina Providência. As informações são do diretor técnico, Dr. Fernando Fernandes, e da enfermeira Fabiane Fengler, coordenadora-geral das Áreas Assistenciais.

Da esquerda para a direita, enfermeira Mírian Barcelos, do Controle de Infecções, Dr. Fernando Fernande, enfermeiras Adriana e Fabiane, nutricionista Veridiana Maffassiolli, do SND, enfermeira Giselle Paim, do setor de Internações, e Dr. Cardos Eduardo

Dr. Fernando explica que, diante da insuficiência de vagas hospitalares para a demanda populacional em todo o país a gestão do acesso se apresenta como um caminho inevitável para a otimização dos leitos de internação. “O grande desafio do NIR é administrar este déficit sem comprometer o tempo adequado de recuperação e a segurança do paciente”, resume. Ainda conforme o diretor técnico, gerenciar a taxa de ocupação significa buscar a máxima utilização possível sem que isto represente risco para o paciente e para a instituição.

Melhorando a eficiência operacional

Fabiane acrescenta que o Núcleo realiza reuniões diárias pela manhã e ao final da tarde, quando necessário. “São avaliadas a ocupação, a previsão de altas e a quantidade de pacientes a serem internados ou realocados”, relata a enfermeira. As reuniões também têm o objetivo de avaliar a lotação da Emergência, das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), Adulto e Neonatal, e as salas de recuperação, conforme a demanda, melhorando a eficiência operacional.

O NIR é integrado pelos seguintes profissionais: enfermeira Fabiane Fengler, coordenadora; diretor técnico, Dr. Fernando Fernandes; coordenadora de Hotelaria, Elisangela Calvi; médico hospitalista, Carlos Eduardo Nogueira; enfermeira Taiana Lando, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção, e enfermeira Adriana Ferreira da Rosa, coordenadora das Unidades de Internação.

Fonte: Texto e Fotos: Elisa Pegoraro

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação