Notícias

10/02/2017

Engajamento de todos viabilizou a Acreditação ONA

Compartilhe:

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) documentou, no dia 13 de janeiro de 2017, a certificação de Hospital Acreditado para os hospitais Divina Providência e Independência. Desde então a alegria e o orgulho pela conquista tomou conta dos dois hospitais. O diretor-geral de operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, observa que os hospitais se submeteram ao processo de acreditação da ONA com o objetivo de validarem a forma sistematizada de suas ações para assistência com qualidade e segurança. “Queríamos confirmar que nossas práticas estão sendo seguras e de qualidade”, afirma.

O dirigente acrescenta que a Certificação ONA conquistada é resultado da união e mobilização de todos em busca do objetivo proposto: da melhoria contínua na assistência humanizada, com qualidade e segurança no atendimento prestado. “A Acreditação é o reconhecimento do trabalho em conjunto de uma equipe comprometida, dedicada, solidária e capaz.” resume Clóvis.

O diretor-geral acredita que o aperfeiçoamento dos métodos para atender os critérios da ONA é um processo de melhoria contínua em busca dos mais elevados padrões assistenciais. “Esta conquista significa o reconhecimento dos padrões de qualidade e segurança dos serviços prestados. Estimula o desenvolvimento dos nossos processos de trabalho na busca permanente da qualidade, humanização e segurança para pacientes e funcionários” ressalta. A adequação das práticas visando à acreditação trouxe, segundo Clóvis, em primeiro lugar, mais segurança ao paciente. Acrescenta-se, a melhora das condições de trabalho, da gestão de processos, da otimização da estrutura e do melhor uso dos recursos. “Eventos adversos e desperdício de tempo e materiais são evitados”, frisa.

Fontes pagadoras incentivam a Acreditação

Além do aperfeiçoamento dos métodos, os hospitais certificados pela ONA também têm uma melhoria na relação com as fontes pagadoras. Conforme Clóvis há maior valorização das instituições acreditadas. “Atualmente os planos de saúde estudam formas de valorizar e remunerar pela qualidade dos serviços prestados, premiando os melhores indicadores de desempenho assistencial” comenta.

No caso do Divina, que está no nível 01– e busca chegar ao 03 – o hospital tem a garantia do reajuste em seus contratos de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Hospitais sem acreditação têm a garantia da ANS do reajuste de 85% da variação do IPCA.

Independência é um dos 18 hospitais acreditados do país, 100% SUS

A conquista da Acreditação ONA para o Hospital Independência é ainda mais relevante, já que somente 18 hospitais 100% SUS são acreditados no Brasil. No caso do Independência, a Acreditação valida a gestão atual, fortalecendo a relação com os gestores públicos. “Melhor clima organizacional, menor custo de manutenção, menores índices de infecção hospitalar, pacientes e funcionários satisfeitos, são fatores que contribuem para a diminuição dos custos operacionais”, avalia. Para Clóvis, o conforto e o atendimento adequado ao paciente são necessidades básicas para sua recuperação mais rápida e segura.

A acreditação nos hospitais São José e Santa Isabel é a próxima meta

“A adesão ao processo de acreditação é uma exigência imprescindível, sob pena de inviabilizar o desenvolvimento e a saúde da instituição. É irreversível, precisamos melhorar continuamente a nossa gestão”, prossegue Clóvis. A partir de agora os próximos passos que os hospitais darão com relação à segurança do paciente serão pautados pela ONA. “A mudança no quadro funcional já é perceptível, tivemos um grande crescimento. A acreditação vai servir também para que não haja acomodação no desenvolvimento de nossa gestão”.

Para os hospitais São José, de Arroio do Meio (acima), e Santa Isabel, de Progresso (à esquerda), que também fazem parte da Rede de Saúde Divina Providência, a expectativa é de buscar a acreditação em um futuro próximo. Clóvis revela que as equipes dos dois hospitais já foram integradas desde o início da busca pela acreditação recém-conquistada. “Cuidar de pessoas exige muita responsabilidade, não nos permite erro e nos conduz à dedicação permanente na melhora de nossas práticas e na acreditação de nossos serviços”, resume o diretor-geral de operações. A intenção da Direção da Rede é, em médio prazo, obter a acreditação para ambos.

Condeúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação

Fonte: Texto e fotos: Adelar de Oliveira e Beatriz Araújo

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação