Notícias
07/02/2017
Tecnologia a favor da medicina
Compartilhe:
A equipe do Divina conheceu, no dia 20 de janeiro, o Sonho de Laura. O analista de sistemas e especialista em fraudes sistêmicas, Jacson Fressato, perdeu sua filha Laura de apenas 18 dias para um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, denominada Sepse.
Jacson encontrou na dor pela perda de Laura motivação para ajudar outras pessoas. Ele fez trabalho voluntário por 9 meses em hospitais de Curitiba para buscar entender quais as causas da Sepse. “Eu vi um time inteiro de profissionais serem pegos de surpresa pela Sepse e ficarem sem reação”, contou.
Então Jacson aliou seu conhecimento de análise de sistemas com a vontade de ajudar de alguma maneira esses profissionais. Nasceu o projeto do primeiro robô cognitivo que salva vidas: o Robô Laura. Implantado em 6 semanas no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, o Robô Laura tem a capacidade de buscar qual paciente está em estado mais crítico de todo o ambiente hospitalar. Tudo isso acontece em apenas 3,8 segundos. “Nós fizemos com que essa inteligência artificial aprendesse o protocolo de segurança contra a Sepse do Hospital, e então ele vasculha os prontuários dos pacientes para analisar qual tem mais risco”, explicou Jacson.
Após fazer a rastreamento, o Robô Laura emite um alerta para que a equipe de Enfermagem visite, primeiro, o paciente com mais risco. Jacson contou que no Hospital Nossa Senhora das Graças o índice de mortalidade por Sepse já caiu 10%. “Eu procurei criar um instrumento que pudesse potencializar o olhar da equipe médica”, explicou. No Brasil, o índice de mortalidade por Sepse chega a 56%.
Conteúdos produzidos pela Seiva Agência de Comunicação.
Fonte: Texto e fotos: Luiza Assis
Compartilhe: