Notícias

18/10/2016

Prevenção é o melhor remédio para o câncer de mama

Compartilhe:

A mastologista Vívian Fontana, médica graduada pela UFRGS em 2009, integra o Corpo Clínico do Hospital Divina Providência dede 2015. A especialista desenvolve junto à instituição, importante trabalho na prevenção do câncer de mama.

Dra. Vivian salienta a importância do autoexame das mamas para reconhecer se há alguma alteração. “O câncer de mama é cem vezes mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Mas, quando diagnosticado precocemente tem chance de cura superior a 90%” frisa. A médica enfatiza que a Mamografia é indicada para pessoas acima dos 40 anos.

Sintomas

Entre os sintomas do câncer de mama estão vermelhidão ou coceira na pele ou ao redor do mamilo, vasamento nos mamilos, inversão ou mudança de posição no formato do mamilo, nódulo ou espessamento que pareça diferente do restante do tecido da mama. Veia visível e crescente nas mamas ou tórax, pele com aspecto de "laranja" na mama e erosão ou sulcos na pele da mama são outros sintomas.

Sobre as causas do câncer de mama Dra. Vívian explica que é multifatorial. “Entre eles estão excesso de peso, sedentarismo, vida reprodutiva, história familiar de câncer de ovário consumo de álcool e a exposição à radiação ionizante”. Além de consultas, a mastologista realiza cirurgias oncológicas, para retirada de nódulos, intervenções de Oncoplastia e reconstrução da mama.

Dra. Vívian é especialista em Ginecologia e Obstetrícia com Residência Médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Também é mestranda em Medicina pelo Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da UFRGS com linha de pesquisa em Patologias Mamárias.

Marcação de consultas pelos telefones: 051 3320.6020 e 3320.6030 – Atende particulares e Planos de Saúde

Fonte: Texto e fotos: Adelar de Oliveira

Compartilhe:

Confira outras notícias

Doação