Notícias
19/09/2016
Divina disponibiliza exames de Ressonância Cardíaca, executados por equipe treinada no Brasil e exterior
Compartilhe:
Marcação de exames pelo telefone (51) 3320.6016
Figura 1. Imagens de 2 fases de um batimento cardíaco em coração normal.
A Ressonância Magnética Cardíaca é um exame não invasivo – ou seja, realizado sem cortes ou cirurgias – que possibilita a obtenção de imagens detalhadas do coração em movimento (Figura 1). A informação é do cardiologista Murilo Foppa, que realiza o procedimento no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Divina Providência.
O médico explica que a Ressonância Magnética gera as imagens, usando um computador que processa dados obtidos com um ímã gigante e ondas de rádio frequência. “Desta forma, são obtidas informações sobre a circulação, estrutura e função cardíacas, além de dados que permitem avaliar as características do músculo cardíaco” frisa.
Dr. Murilo acrescenta que o exame é seguro e não utiliza radiação ionizante (Raios X) ou contraste iodado. “Quando necessário, é utilizado um contraste específico para este exame, chamado gadolínio”, completa.
Os exames são recomendados no diagnóstico e planejamento do tratamento de enfermidades cardíacas
Figura 2. Área de hipertrofia com fibrose septal (seta) em um paciente com cardiomiopatia hipertrófica.
O especialista enfatiza que a Ressonância Magnética cardíaca é um exame recomendado para ajudar no diagnóstico, esclarecer achados de outros exames e para o acompanhamento de diversas doenças cardiológicas. “Dentre as indicações principais para a realização do exame estão: investigação das causas de insuficiência cardíaca nos pacientes que apresentem esta condição; caracterização das doenças que acometem o músculo do coração – cardiomiopatias e fibrose; (Figura 2); e avaliação da presença de isquemia do miocárdico (angina), utilizando estímulo farmacológico (Figura 3)”, relata. Ainda conforme Dr. Murilo o exame utiliza diversos protocolos – sequências de imagens – que são definidos e ajustados de acordo com a doença do paciente e as dúvidas do médico.
Figura 3. Isquemia miocárdica identificada em ressonância com estresse farmacológico.
O Divina dispõe de um equipamento GE com campo magnético de 1,5 Tesla, oferecendo esta tecnologia para pacientes internados e ambulatoriais, com exames realizados e interpretados por médico especialista com formação no país e no exterior. A partir da solicitação do médico, informações clínicas do paciente e o resultado dos exames anteriores, o paciente recebe orientações de preparo para o exame em relação ao uso de medicações e dieta específica. O exame demora aproximadamente 40 minutos e o paciente pode retornar imediatamente à sua rotina usual.
Fonte:
Compartilhe: